O PERIGO DA DIOXINA


Recebi esta matéria recentemente de um ex-colega da SADIA, onde trabalhamos juntos na década de 1980 e fomos responsáveis pela elaboração dos primeiros manuais de procedimentos da unidade de Concórdia, em Santa Catarina. Pela credibilidade que este colega possui junto ao segmento alimentício, estou compartilhando com vocês o conteúdo.

Por que a que a Coca-Cola está voltando com as garrafas de vidro? Dioxina Carcinogênica causa especialmente câncer da mama. Não congele a sua água em garrafas ou utensílios de plástico, pois isso provoca a liberação de dioxina do plástico. Edward Fujimoto, médico do Castle Hospital, foi entrevistado por um Programa de TV, explicando este alerta de saúde. Ele é o gerente do Programa Bem Estar, Programa de Promoção de Saúde do Hospital. Ele falou sobre a Dioxina e seu risco de saúde para nós. Ele mencionou que não devemos esquentar alimentos em vasilhames de plástico no forno demicroondas. Isto é aplicável para alimentos que contém gordura. Ele mencionou que a combinação de gordura, alta temperatura e plástico, libera a dioxina no alimento e, por fim, vai parar nas células do nosso corpo.

Dioxinas são carcinógenos altamente tóxicos. Ele recomenda o uso derefratário de vidro, pirex ou porcelana para aquecer alimentos. Você tem o mesmo resultado...sem as dioxinas. Sopas Lámen que adicionam água quente no invólucro de isopor, ou qualquer tipo de comida semi-pronta/congelada com invólucro de plástico, próprio para ir ao forno ou microondas, deveriam ser retiradas para outro tipo de vasilhame mencionado acima e aquecidas. Invólucro de papel não é ruim, mas não sabemos o que o papel pode conter, então, seria mais seguro utilizar refratário de vidro, pirex ou porcelana. Vocês devem se lembrar quando alguns restaurantes fast-food(MacDonalds), trocaram o invólucro de isopor pelo de papel. O problema da Dioxina seria um dos motivos.

Para acrescentar, filme-plástico (saran wrap) utilizado para proteger e cobrir alimentos, quando aquecidos, podem, na verdade, respingar toxina venenosa (contida no plástico) no alimento a ser esquentado junto com o vapor condensado!!! Use papel toalha, é mais seguro.


Fonte: Luiz Antonio Pellegrin - Automatize (SC)

Comentários

Postagens mais visitadas