Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de março de 2008

O PERIGO DA DIOXINA


Recebi esta matéria recentemente de um ex-colega da SADIA, onde trabalhamos juntos na década de 1980 e fomos responsáveis pela elaboração dos primeiros manuais de procedimentos da unidade de Concórdia, em Santa Catarina. Pela credibilidade que este colega possui junto ao segmento alimentício, estou compartilhando com vocês o conteúdo.

Por que a que a Coca-Cola está voltando com as garrafas de vidro? Dioxina Carcinogênica causa especialmente câncer da mama. Não congele a sua água em garrafas ou utensílios de plástico, pois isso provoca a liberação de dioxina do plástico. Edward Fujimoto, médico do Castle Hospital, foi entrevistado por um Programa de TV, explicando este alerta de saúde. Ele é o gerente do Programa Bem Estar, Programa de Promoção de Saúde do Hospital. Ele falou sobre a Dioxina e seu risco de saúde para nós. Ele mencionou que não devemos esquentar alimentos em vasilhames de plástico no forno demicroondas. Isto é aplicável para alimentos que contém gordura. Ele mencionou que a combinação de gordura, alta temperatura e plástico, libera a dioxina no alimento e, por fim, vai parar nas células do nosso corpo.

Dioxinas são carcinógenos altamente tóxicos. Ele recomenda o uso derefratário de vidro, pirex ou porcelana para aquecer alimentos. Você tem o mesmo resultado...sem as dioxinas. Sopas Lámen que adicionam água quente no invólucro de isopor, ou qualquer tipo de comida semi-pronta/congelada com invólucro de plástico, próprio para ir ao forno ou microondas, deveriam ser retiradas para outro tipo de vasilhame mencionado acima e aquecidas. Invólucro de papel não é ruim, mas não sabemos o que o papel pode conter, então, seria mais seguro utilizar refratário de vidro, pirex ou porcelana. Vocês devem se lembrar quando alguns restaurantes fast-food(MacDonalds), trocaram o invólucro de isopor pelo de papel. O problema da Dioxina seria um dos motivos.

Para acrescentar, filme-plástico (saran wrap) utilizado para proteger e cobrir alimentos, quando aquecidos, podem, na verdade, respingar toxina venenosa (contida no plástico) no alimento a ser esquentado junto com o vapor condensado!!! Use papel toalha, é mais seguro.


Fonte: Luiz Antonio Pellegrin - Automatize (SC)

0 comentários: