Gel feito com o sangue do próprio paciente acelera cicatrização de ferimentos

Gel feito com o sangue do próprio paciente acelera cicatrização de ferimentos
Estudo divulgado na revista Archives of Facial Plastic Surgery conclui que tratar feridas com um gel feito com as plaquetas do próprio sangue do paciente acelera a cicatrização de feridas, quando comparado com a terapia convencional com curativo oclusivo e/ou pomada de antibiótico.

Os pesquisadores processaram o sangue do paciente, transformando-o em um concentrado de plasma cheio de plaquetas e então em um gel aplicado diretamente sobre a ferida. Basicamente foram concentradas proteínas do fator de crescimento que são importantes na cura de feridas.

O estudo-piloto contou com a participação de oito voluntários saudáveis - quatro homens e quatro mulheres - que se dispuseram a receber dez pequenos cortes, cinco em cada coxa. O gel foi aplicado em uma só perna e a pomada de antibiótico e/ou um curativo semioclusivo foi aplicado sobre as feridas da outra coxa. O processo de cicatrização foi acompanhado clinicamente e por fotografia digital por um período de seis meses. Biópsias da derme foram analisadas para avaliar as diferenças existentes em relação à celularidade, formação de tecido granular, vascularização, epitelização e replicação celular.

Feridas que normalmente levariam 28 a 30 dias para se curarem fecharam dois ou três dias mais rapidamente quando se aplicava o gel concentrado de plaquetas.

Este estudo piloto fornece conclusões preliminares sobre a evidência de que o uso de gel de plaquetas pode acelerar o processo de cicatrização em indivíduos saudáveis. Estudos com maior número de voluntários são necessários.


Fonte: Archives of Facial Plastic Surgery
24 de maio de 2007

Comentários

Postagens mais visitadas