Estudos mostram que uma maior ingestão de fibras de cereais e magnésio reduz risco de desenvolver diabetes tipo 2

Maior ingestão de fibras de cereais e magnésio foi associada a um risco reduzido de desenvolver diabetes mellitus tipo 2, de acordo com estudo publicado no Archives of Internal Medicine. As conclusões são de um estudo realizado pelo Dr. Matthias B. Schulze e colaboradores do German Institute of Human Nutrition, em Potsdam - Alemanha.


Participaram do estudo 25.000 adultos com idade entre 35 e 65 anos, acompanhados quanto à incidência de diabetes de 1994 a 2005. A ingestão de fibras de cereais e magnésio foi medida por um questionário de avaliação da frequência de consumo desses alimentos.


Durante os anos de seguimento, foram observados 844 casos novos de diabetes tipo 2. Comparados com as pessoas que consumiam pequena quantidade de fibras de cereais, aqueles que consumiam quantidades maiores tinham 28% de redução de risco de desenvolver diabetes. Fibras de frutas e de vegetais não foram significativamente associadas a um risco menor de desenvolver diabetes. No estudo também não foi observada uma associação significativa da ingestão de magnésio e redução do risco de desenvolver diabetes.


Na segunda parte do estudo, foi realizada uma meta-análise que incluiu 9 estudos com ingestão de fibras de cereais e 8 com ingestão de magnésio, a qual mostrou 33% de redução de risco para diabetes com uma maior ingestão de fibras de cereais. Outra vez, as fibras de frutas e de vegetais não produziram efeito semelhante às fibras de cereais. Em contraste com as conclusões da primeira parte do estudo, a meta-análise mostrou uma redução de 23% de risco de diabetes com uma maior ingestão de magnésio.


Os pesquisadores concluíram que os achados desta avaliação sugerem fortemente que uma maior ingestão de fibras de cereais e magnésio pode reduzir o risco de desenvolver diabetes, o que é muito importante para a prevenção de diabetes mellitus tipo 2.


Fonte: Archives of Internal Medicine
15 de maio de 2007

Como germinar Cereais

Comentários

Postagens mais visitadas