Echinaceae pode reduzir a chance de desenvolver um resfriado em 58%

Echinaceae pode reduzir a chance de desenvolver um resfriado em 58%

Artigo de revisão, publicado na revista médica The Lancet, afirma que a Echinaceae pode reduzir a chance de pegar um resfriado em 58% e a duração do resfriado em 1,4 dias.


A Echinacea é uma planta nativa da América do Norte e a ela são atribuídas propriedades imunoestimulantes. Seu extrato é usado na profilaxia e tratamento complementar de infecções respiratórias, como gripe, resfriado comum, faringite, rinite e sinusite. O medicamento, no entanto, só deve ser usado mediante prescrição médica.


O Dr. Craig e colaboradores da Universidade de Connecticut (University of Connecticut School of Pharmacy), nos EUA, dizem que o mecanismo de ação subjacente aos efeitos imunoestimulantes atribuídos à planta permanece não esclarecido. Eles acreditam que três substâncias presentes na Echinaceae - alcamidas, ácido chicórico e polissacarídeos - podem induzir a um aumento da imunidade, mas desconhecem o verdadeiro mecanismo de ação.


Em testes nos quais os pacientes eram inoculados diretamente com o rinovírus (um dos vírus causadores do resfriado comum) o consumo da planta conseguiu reduzir a incidência do desenvolvimento da doença em 35%.

Fonte: The Lancet

26 de junho de 2007

Comentários

Postagens mais visitadas