CRIE SAÚDE, NÃO DOENÇA

Fazendo o que mais gosta ou exercícios muito simples, você pode melhorar o movimento da energia no seu corpo e ter mais saúde

Estar doente pode até ser comum, mas não é normal. O normal é ter saúde, disposição, bem estar, as funções orgânicas em ordem e equilíbrio. Saúde é consequência natural do perfeito fluxo de energia no corpo humano - a mesma energia que faz uma árvore nascer da semente, crescer, dar frutos e viver muitas décadas.

Se ter saúde é o natural, por que, então, ficamos doentes? "Porque algo bloqueia esse fluxo", diz o escritor inglês William Bloom, autor de livros que ensinam a compreender o princípio energético em diversos aspectos da vida. "Da mesma forma como represar um rio causa inundações, lama, água parada e mau-cheiro, obstruir o movimento da energia no corpo humano causa a doença".

O que bloqueia essa força que nos sustenta é algo tão "invisível" quanto ela mesma: os sentimentos. De acordo com Bloom, desde bebês, vamos experimentando situações que julgamos ameaçadoras para a nossa segurança ou contrárias à nossa vontade. Começamos a criar resistências emocionais para aquilo que não queremos ou tememos. "É como se construíssemos uma couraça para nos proteger, mas é justamente ela que acaba obstruindo a energia".

Para exemplificar como isso funciona, o escritor conta a história do próprio pai, que foi três vezes operado de câncer no cólon. "Ele era um intelectual agressivo, que impunha suas idéias às pessoas; de tanto irritar-se com o que considerava burrice dos outros, acabou adoecendo." Durante o tratamento, sentindo-se fragilizado e carente, parou de discutir. Assumiu um comportamento mais passivo e amoroso que amoleceu sua couraça.

"Meu pai então recuperou-se rapidamente, mas assim que ficou bom, voltou a ser agressivo", lembra. Como resultado, o câncer reapareceu. A história, que repetiu-se ainda duas vezes, deixa algumas lições. Primeira: a doença é uma maneira de o corpo avisar o dono que ele precisa, urgentemente, relaxar. Segunda: o princípio de toda cura é permitir que a energia flua. Terceira: a energia é, simplesmente, o amor.

É nessa linha de pensamento que William Bloom baseia sua prática para a manutenção da saúde. Ele fala que precisamos criar situações que possam derreter a nossa couraça, deixando-nos mais amorosos e receptivos. O ponto principal de sua receita é simples e bem atraente: fazer, todos os dias, alguma coisa que nos dê muito prazer.

Segundo o escritor, fazer o que se gosta é ser autêntico, é estar consciente de si mesmo, o que cria sentimentos de poder e de serenidade. Pode ser ouvir música, dançar, brincar com crianças, praticar algum esporte, acarinhar um cãozinho no colo. "No íntimo, todos sabemos o que nos dá prazer, não importa o que seja."

Quando nos dedicamos a algo assim e permitimos que as sensações agradáveis tomem conta da gente, duas coisas maravilhosas acontecem. "Uma é que o corpo produz endorfina, substância mil vezes mais poderosa do que o ópio e que é componente fundamental de qualquer cura", diz. "A outra é que, com o derretimento da couraça, abrimo-nos ao fluxo de energia do Universo".

Além de satisfeitos e felizes, a energia nos torna generosos e carinhosos com os outros, deixando-os também felizes. O efeito é altamente contagioso. Bloom afirma que, fazendo isso pelo menos uma vez ao dia, podemos ter muito mais saúde.

A simples lembrança do que nos dá prazer alivia o stress causado por situações de que não gostamos. Se uma pessoa que aprecia natureza tem um dia difícil no trabalho, por exemplo, basta isolar-se por alguns instantes, fechar os olhos e visualizar-se num parque. "A mente subconsciente não faz diferença entre o que é real ou imaginário; assim, a pessoa se acalma", ensina Bloom.

Cuide bem de você
Este é um conjunto práticas muito simples para manter-se saudável. Por meio delas, assegura William Bloom, cultivamos a consciência de que somos cercados por boas vibrações e nos abrimos à benevolente energia de Deus.

1. Faça uma lista de pessoas, lugares e atividades que você ama. Mantenha imagens ou fotos deles por perto - no trabalho, em casa, no carro.

2. Todos os dias, dedique-se a alguma coisa que lhe dê muito prazer. Fazê-lo, nem que seja por um minuto, é melhor do que nada.

3. Liste as memórias que lhe deixam feliz. Quando estiver baixo-astral, feche seus olhos e reviva essas situações. Deixe-se envolver pelas emoções elas evocam.

4. Ao andar pela cidade, mesmo que o trânsito esteja ruim, lembre-se que além dos prédios e ruas há montanhas, florestas e rios; que o amor da Natureza está por toda parte. Permita que essa energia confortante o envolva.

5. Antes de dormir e ao levantar-se, focalize a atenção no seu corpo. Agradeça amorosamente pelo serviço que ele lhe presta. Se ele tiver alguma tensão ou dor, toque-o e conforte-o.

6. Quando estiver cansado ou doente, proporcione repouso ao seu corpo. Lembre-se de todas as coisas boas que você tem e permita que a energia de cura o envolva.

7. Esforce-se para ser gentil. Ao irradiar energia positiva e amorosa, você permite que energia da mesma qualidade o abençoe.


Exercícios ajudam a desbloquear a energia e previnem doenças
A bioenergética - ciência que trata das relações entre a energia, o corpo e o emocional - é outra fonte de métodos simples para cuidar da saúde. A psicoterapeuta corporal Sandra Sofiatti aconselha, em primeiro lugar, a prestar muita atenção aos desconfortos físicos como dores, tensões musculares ou áreas de sensibilidade alterada: esses sintomas denunciam a existência de bloqueios de energia que, se não forem desfeitos, acabam provocando doenças.

"Além de fazer exercícios para aliviar as tensões do corpo, é importante que a pessoa descubra o sentimento que está causando aquilo", recomenda Sandra, como medida preventiva. Situações mais graves, porém, precisam ser tratadas por um terapeuta bioenergético, que ajuda o paciente a encontrar a causa emocional de seu problema e a tratá-la, trabalhando com o corpo para reestabelecer o equilíbrio energético.

Para facilitar o movimento da energia pelo corpo, que corre em dois sentidos (de cima para baixo e de baixo para cima, paralelamente à coluna) faça o seguinte:

- Arquear o corpo para a frente e para trás por alguns minutos, ao acordar e ao deitar. O primeiro facilita a subida da energia; o segundo favorece a descida.

- Caminhar descalço pela casa, num parque ou praia. Mantenha a atenção na sensação dos pés, que sustentam seu corpo e colocam você em contato com a Terra. Esse contato reforça o sentimento de autonomia, de segurança e de força pessoal.

- Esfregar os pés e as pernas com bucha de crina durante o banho, ou com as próprias mãos, a qualquer momento do dia.

Para dissolver o bloqueio energético em qualquer parte do corpo, você pode fazer um destes exercícios:

- Contrair ao máximo a musculatura da região afetada e depois soltar. Repetir uma vez.

- Movimentar as articulações ósseas nas várias direções, como se as estivesse "desenferrujando"

- Tocar ou massagear o local com as mãos

- Fazer alongamento da musculatura

- Movimentar-se da forma que quiser, deixando o próprio corpo se expressar para livrar-se do incômodo.


Por Regina Giannetti
Fonte: http://www.vialuz.com/

Comentários

Postagens mais visitadas