Crianças que ingerem menos sal reduzem o consumo de bebidas adocicadas, protegendo a saúde cardiovascular futura

Crianças que ingerem menos sal reduzem o consumo de bebidas adocicadas, protegendo a saúde cardiovascular futura
Cientistas britânicos relataram, em artigo publicado na revista científica Hypertension, que a redução de um grama de sal na dieta diária equivale à uma redução de 100 gramas no consumo diário de líquidos, principalmente de refrigerantes ou sucos adocicados. Realizado com crianças com idade entre 4 e 18 anos, o estudo mostrou que esta redução pode ajudar a manter as crianças saudáveis e mais magras, por reduzir o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial e obesidade, protegendo a saúde cardiovascular futura.


Foram analisados os hábitos alimentares de 1600 crianças entre 4 e 18 anos na Inglaterra. Concluiu-se que as crianças que ingeriam menos sal também bebiam menos líquidos, incluindo refrigerante e sucos adocicados.


A diminuição do sal na dieta pode reduzir a incidência de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral no futuro. Refrigerantes e bebidas adocicadas são uma importante fonte de calorias para crianças, mas não são calorias saudáveis, já que estão ligadas ao desenvolvimento de hábitos alimentares errôneos, que estimulam a obesidade.


Se uma criança com idade entre 4 e 18 anos cortar pela metade a quantidade de sal que ingere, haverá um decréscimo de ingestão de aproximadamente 2 copos de bebidas adocicadas por semana, o que equivale a reduzir a ingestão de 250 calorias por semana.


Uma redução de 10 a 20% do sal ingerido não é percebida pelas papilas gustativas, ou seja, não altera o sabor dos alimentos. Os pais devem checar os rótulos dos alimentos para escolher produtos que contenham menos sal. Devem preferir os alimentos temperados com cebola, alho, cebolinha, salsinha e ervas aos cozidos com sal, evitando também saleiros à mesa.


De acordo com a Associação Americana do Coração (American Heart Association), adultos saudáveis também devem reduzir o sal ingerido à menos de 2300 miligramas ou 2,3 gramas por dia. Isto equivale a aproximadamente uma colher de chá de sal de cozinha ao dia, incluindo todos os alimentos ingeridos.

Fonte: Hypertension
22 de fevereiro de 2008

Comentários

Postagens mais visitadas