Anti-inflamatório retirado do mercado por risco de problemas hepáticos graves

Anti-inflamatório retirado do mercado por risco de problemas hepáticos graves
Alerta do INFARMED

Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) decidiu retirar do mercado o anti-inflamatório Prexige®, usado no tratamento da Osteoartrose, por risco de reacções adversas hepáticas graves.

No seu site na Internet, o INFARMED recomenda que os doentes que estejam em tratamento com lumiracobix (Prexige®, nome comercial) e que apresentem sinais de problemas hepáticos consultem "de imediato" o seu médico.

Enjoos, vómitos, perda de apetite, cansaço, dores de estômago, urina escura, comichão ou pele amarelada são sinais que devem levar os doentes que tomam Prexige® a consultar o seu médico.

Os doentes que tomem Prexige®, mas que não tenham notado qualquer alteração, devem também dirigir-se ao médico "quando possível" para que seja feita uma alteração da terapêutica.

A decisão do INFARMED surge depois de a Agência Europeia do Medicamento ter recomendado a retirada do mercado dos medicamento com lumiracobix, dado ter considerado que os riscos do medicamento revelaram-se superiores aos benefícios.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.
19 de Dezembro de 2007

Comentários

Postagens mais visitadas