Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Unesco lança Ano Internacional da Terra


Terra
Evento quer divulgar conhecimentos científicos sobre o planeta
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) lançou nesta terça-feira em Paris o Ano Internacional do Planeta Terra. O evento, que conta com a participação do Brasil, reúne cientistas, representantes de governos e empresários para discutir temas ligados ao meio ambiente.

Um dos principais objetivos do ano internacional é fazer com que os líderes de governos tenham melhor acesso aos conhecimentos dos cientistas sobre o planeta para elaborar políticas ambientais.

“Muitas vezes o conhecimento científico fica restrito aos pesquisadores. Se os políticos pudessem utilizar melhor esses dados, o impacto de muitos desastres naturais poderia ser menor para a sociedade, afetando menos pessoas”, disse à BBC Brasil o holandês Eduardo de Mulder, diretor-executivo do Ano Internacional do Planeta Terra.

No encontro em Paris, realizado durante dois dias, serão discutidos temas como o crescimento demográfico, mudanças climáticas, recursos do planeta e também a questão da prevenção dos riscos naturais.

O evento na capital francesa marca o lançamento de uma série de programas que serão realizados até o próximo ano em inúmeros países, incluindo o Brasil.

Consciência

De acordo com Mulder, o Brasil organizará no mês de abril um evento reunindo representantes de governo, cientistas e industriais.

“A finalidade do Ano Internacional é a tomada de consciência sobre o futuro do planeta Terra. É também fazer com que os temas discutidos se tornem uma prioridade política”, diz Antônio Ricarte, da delegação do Brasil na Unesco.

Segundo ele, o evento também deve permitir uma maior conscientização dos jovens em relação ao meio-ambiente.

A Unesco promoveu um concurso de redações sobre os temas que serão discutidos ao longo do ano entre estudantes do mundo todo. Três brasileiros tiveram seus textos selecionados e apresentarão seus trabalhos em Paris.

Além dos assuntos que serão discutidos em Paris durante dois dias, o Ano Internacional prevê debates sobre dez temas no total, que incluem também a saúde, os solos e oceanos e as grandes cidades.

Para o geólogo Robert Missoten, chefe da seção de observação da Terra na Unesco, o Brasil, com seu programa de satélites, pode contribuir consideravelmente para os estudos sobre o planeta.

“O Brasil é um dos países mais importantes em relação aos avanços para melhor estudar a Terra e compreender os fenômenos ligados ao meio ambiente”, diz o cientista.

0 comentários: