Surtos de gota por culpa das bebidas doces

Tradução e adaptação de Luis Guerreiro
soda, sugary drinks
Homens que bebem dois ou mais refrigerantes com açúcar por dia têm um risco 85 por cento maior de contrair gota do que aqueles que bebem menos de um por mês, de acordo com pesquisadores Canadenses (Canadianos) e N. Americanos.

A gota tem vindo a aumentar de forma constante no Reino Unido nos últimos anos, e os pesquisadores acreditam que ele está associado a um aumento do consumo de refrigerantes durante o mesmo período.

Durante os 12 anos de estudo, aos 46000 homens com idades compreendidas entre 40 e mais foram feitas perguntas sobre a sua dieta.

O risco de desenvolver gota aumentou significativamente entre os homens que bebiam cinco ou seis porções de refrigerantes com açúcar por semana. Sumo de fruta ricos em frutas e frutose, como laranjas e maçãs também aumentaram o risco.

A gota causa, articulações inchadas, dolorosas, geralmente nos membros inferiores, quando o ácido úrico cristaliza o seu sangue nas suas articulações.

A frutose é conhecida por inibir a excreção do ácido úrico, o que pode ajudar a explicar as conclusões do estudo. Fontes:

* BBC News 1 de fevereiro de 2008

* British Medical Journal 9 Fevereiro 2008; 336:285-286

Surtos em gota culpa de bebidas doces


Comentários

Postagens mais visitadas