Suplemento de cálcio aumenta risco de Enfarte do Miocárdio em idosas


Estudo apresentado no "British Medical Journal"

Suplementos de cálcio podem aumentar o risco de Enfarte do Miocárdio em mulheres idosas, segundo uma pesquisa da University of Auckland, na Nova Zelândia, publicada na revista especializada "British Medical Journal".

O suplemento de cálcio é, normalmente, prescrito a mulheres em idade pós-menopausa para ajudar a combater a perda de densidade óssea. Estudos anteriores já tinham indicado que o suplemento poderia até proteger contra doenças vasculares ao diminuir os níveis de colesterol.

Os investigadores acreditam agora que o suplemento pode aumentar o risco de Enfarte do Miocárdio por acelerar o endurecimento dos vasos sanguíneos.

No comunicado publicado no site da universidade, os cientistas dizem ter acompanharam 1.471 mulheres saudáveis, em idade pós-menopausa, durante cinco anos. Todas tomaram suplemento de cálcio ou placebo.

Depois de uma análise pormenorizada dos dados, os cientistas confirmaram 36 Enfartes do Miocárdio entre 31 das mulheres que tomaram o suplemento, em comparação com 22 Enfartes entre 21 mulheres que tomaram placebo.

As taxas de AVC e morte súbita também foram mais altas entre as mulheres que tomaram cálcio, mas os dados não foram conclusivos.

Para o coordenador da investigação, Ian Reid, “parece fazer sentido uma recomendação contra o suplemento de cálcio para mulheres acima dos 70 anos e para aqueles com diagnóstico de doenças cardíacas."

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Comentários

Postagens mais visitadas