Portugal: Maçãs das Beiras previnem melhor o cancro

A maçã Bravo Esmolfe e outras autóctones das Beiras são as mais indicadas para prevenir alguns cancros e doenças cardiovasculares, segundo um estudo encomendado pela Cooperativa Agrícola de Mangualde (CAM), revelado esta quinta-feira, escreve a Lusa.

Segundo o trabalho do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM), em colaboração com outras entidades, as espécies naturais da região fazem melhor à saúde que outras variedades mais plantadas (mesmo nas Beiras) e que dominam o mercado.

«Pretendíamos fazer um levantamento das espécies autóctones, algumas abandonadas ao longo das décadas, quando nos deparámos com estes resultados espantosos», explicou António Campos, dirigente da CAM.

Maçãs Bravo Esmolfe, Malápio Fino, Malápio da Serra ou Pêro Pipo, todas autóctones das Beiras, têm muito maior concentração de compostos activos (polifenóis e fibras) e elevado poder antioxidante que as Golden, Starking, Fuji, Gala Galaxy ou Reineta Parda.

«As características saudáveis da maçã são conhecidas desde a antiguidade, mas nunca tinha sido feito um estudo científico comparativo como este. Trata-se de um grande avanço para o desenvolvimento da fruticultura da região», dissee António Campos.

Os alimentos que têm estes componentes químicos «não são remédios, mas se fizeram parte de uma alimentação corrente ajudam a prevenir alguns tipos de cancro e doenças cardiovasculares. Sobre isso não há dúvidas», afirmou Agostinho de Carvalho, investigador do ISCSEM, responsável pelo estudo.

As experiências realizadas testaram em pé de igualdade as espécies naturais da região e outras, através de análises químicas e com kits de células de cancro humano, observando as diferentes reacções.

«Quem substituir as maçãs que consome por espécies autóctones das Beiras, vai obter maiores benefícios, devido à maior concentração de compostos bioactivos», conclui.


Source/Quelle: Maçãs das Beiras previnem melhor o cancro


Date/Datum: 2008-02-01

Comentários

Postagens mais visitadas