País árabe anuncia construção de 'cidade sustentável'

Impressão artística do transporte na Cidade de Masdar
A cidade está sendo construída na periferia de Abu Dhabi
O governo de Abu Dhabi, um dos emirados que integram os Emirados Árabes Unidos, anunciou ter começado a construir o que diz que será a primeira cidade verdadeiramente “verde” do mundo, com emissão zero de carbono, sem carros e sem produção de dejetos.

A Cidade de Masdar deverá custar US$ 22 bilhões e está sendo erguida na periferia da cidade de Abu Dhabi, que é a capital do país no Golfo Pérsico.

A energia usada em Masdar vai ser produzida por painéis solares, e os residentes vão usar como meio de transporte vagões sem condutores que vão circular em trilhos magnéticos.

A previsão é de que a nova cidade fique pronta em oito anos e seja o lar de cerca de 50 mil pessoas.

Críticas

A arquitetura das construções vai ser inspirada na arquitetura tradicional dos países do Golfo a fim de minimizar o gasto de energia. Assim, em vez de ar condicionado, as construções vão ter torres para coleta e resfriamento do vento.

A água será produzida em uma usina de dessanilização a energia solar. Como a água será inteiramente reaproveitada, os engenheiros acreditam que o consumo de água na cidade vai ser 50% menor do que a média nacional nos Emirados Árabes.

Apesar das vantagens ao Meio Ambiente, o projeto da Cidade de Masdar, que tem o apoio da ONG WWF, já está sendo alvo de críticas.

Abu Dhabi é uma das cidades líderes do mundo em termos de emissões de carbono per capita, e os céticos dizem que o novo empreendimento não irá mudar essa realidade.

Outros temem que Masdar se transforme em apenas mais um grande empreendimento de luxo para os milionários do Emirado.

Fonte: BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas