Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

País árabe anuncia construção de 'cidade sustentável'

Impressão artística do transporte na Cidade de Masdar
A cidade está sendo construída na periferia de Abu Dhabi
O governo de Abu Dhabi, um dos emirados que integram os Emirados Árabes Unidos, anunciou ter começado a construir o que diz que será a primeira cidade verdadeiramente “verde” do mundo, com emissão zero de carbono, sem carros e sem produção de dejetos.

A Cidade de Masdar deverá custar US$ 22 bilhões e está sendo erguida na periferia da cidade de Abu Dhabi, que é a capital do país no Golfo Pérsico.

A energia usada em Masdar vai ser produzida por painéis solares, e os residentes vão usar como meio de transporte vagões sem condutores que vão circular em trilhos magnéticos.

A previsão é de que a nova cidade fique pronta em oito anos e seja o lar de cerca de 50 mil pessoas.

Críticas

A arquitetura das construções vai ser inspirada na arquitetura tradicional dos países do Golfo a fim de minimizar o gasto de energia. Assim, em vez de ar condicionado, as construções vão ter torres para coleta e resfriamento do vento.

A água será produzida em uma usina de dessanilização a energia solar. Como a água será inteiramente reaproveitada, os engenheiros acreditam que o consumo de água na cidade vai ser 50% menor do que a média nacional nos Emirados Árabes.

Apesar das vantagens ao Meio Ambiente, o projeto da Cidade de Masdar, que tem o apoio da ONG WWF, já está sendo alvo de críticas.

Abu Dhabi é uma das cidades líderes do mundo em termos de emissões de carbono per capita, e os céticos dizem que o novo empreendimento não irá mudar essa realidade.

Outros temem que Masdar se transforme em apenas mais um grande empreendimento de luxo para os milionários do Emirado.

Fonte: BBC Brasil

0 comentários: