Mudanças climáticas: 'O problema da carne deverá ser incluído em futuros debates'

Carta Aberta ao Presidente do Parlamento Europeu

Carta Aberta ao
Sr. Hans-Gert Pöttering
Presidente do Parlamento Europeu
Bruxelas - Estrasburgo

31 de Janeiro de 2008

Exmo, Sr. Presidente,

No dia 23 de Janeiro de 2008, o Sr. José Manuel Barroso, Presidente da Comissão Europeia, elaborou um pacote extensivo de medidas para combater as mudanças climáticas. À luz de cada vez mais evidências científicas sobre o aquecimento global e as suas consequências catastróficas, esta corajosa iniciativa servirá, com certeza, de exemplo para a comunidade mundial.

Infelizmente, um aspecto do problema não foi mencionado pela Comissão Europeia: a carne. Esta omissão é surpreendente, já que, de acordo com a agência Norte-americana FAO (Food and agriculture Organization - Organização para a Alimentação e Agricultura), o sector agro-pecuário é considerado como sendo "um dos três maiores contribuintes para os mais graves problemas ambientais, a qualquer escala, local ou global".

Além disso, nas recomendações "Dicas quentes para um planeta fresco", publicadas pela Comissão Europeia, o tema do consumo de carne é completamente ignorado. E, no entanto, diminuir o consumo de carne é uma maneira simples e eficaz de reduzir as emissões de carbono em qualquer lar.

A indústria de produção de carne não só absorve uma grande quantidade das colheitas mundiais, como também é um fardo pesado para os cidadãos, que têm que pagar os seus subsídios, e ainda ficou isenta do Princípio de Pagamento dos Poluentes. Na luta contra as mudanças climáticas, tal luxo já não é mais sustentável.

Não há dúvida de que os Europeus estão desejosos de participar no esquema sugerido pela Comissão Europeia " 20/20 em 2020: a oportunidade da Europa mudar o clima", pagando os necessários 3 euros por semana. No entanto, lamentamos profundamente que cada indivíduo seja obrigado a pagar por um ambiente mais seguro, enquanto que a indústria da carne, um dos maiores culpados pela degradação, continue "o negócio do costume" e a receber pagamentos e subsídios para isso!

Considerando que, de acordo com a FAO, "o impacto da criação de gado é tão significante que precisa de ser discutido urgentemente", apelamos ao Parlamento Europeu para que tenha consideração todos os aspectos relevantes desta ameaça crescente para o ambiente. O problema da carne deverá ser incluído em futuros debates.

URLs:
-Commission tables ambitious proposals to fight climate change
-Livestock’s long shadow
-Hot tips for a cool planet

Esta Carta Aberta é subscrita ...por favor veja a versão inglesa
...


Source/Quelle: Se quiser juntar a sua assinatura ao texto em questão - e-mail


Date/Datum: 2008-01-26

Comentários

Postagens mais visitadas