Hidratos de carbono aumentam risco de Cancro no Rim


Trabalho publicado no International Journal of Cancer


Pessoas que comem muito pão podem ter um risco maior de desenvolver Cancro no Rim, sugere um estudo do Instituto Farmacológico de Milão.

Segundo os cientistas do Instituto Farmacológico de Milão, massas e arroz também aumentariam moderadamente o risco de cancro, enquanto vegetais reduziriam a tendência.

Num artigo publicado na revista especializada International Journal of Cancer, cientistas italianos asseguram que um alto nível de glicose em alimentos como pão, massa e arroz poderia ser o factor relacionado com o risco de tumores. Por outro lado, alimentos com menores níveis de glicose, como vegetais cozidos ou crus parecem reduzir o risco de cancro no rim.

Para chegar a estas conclusões, os cientistas compararam o estilo de vida, o histórico médico e os hábitos alimentares de 767 adultos portadores de Cancro no Rim, com as condições de vida de outros 767 que não tinham a doença.

A organização britânica Cancer Research UK disse precisar de "mais provas científicas" para comprovar a validade do estudo. "Por enquanto, a única causa estabelecida e evitável de Cancro no Rim é estar acima do peso ou ter Obesidade, que responde por um em cada quatro casos, e o Tabagismo, que conta com uma proporção de um em cada cinco casos."

Adaptação de Luís Guerreiro

Publicado por MNI-Médicos Na Internet
em 8 de Novembro de 2006

Acessado em 3 de fevereiro de 2008

Comentários

Postagens mais visitadas