EUA: Autoridades sanitárias retiram 65 mil toneladas de carne do mercado


Washington, 17 Fev (Lusa) - As autoridades sanitárias norte-americanas ordenaram hoje a retirada do mercado de 65 mil toneladas de carne congelada proveniente de um matadouro da Califórnia, a maior de sempre na história dos Estados Unidos.

A Agência da Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicou que a empresa responsável pelo matadouro, a Hallmark/Westland Meat Packing Co., estava a ser alvo de uma investigação por maus tratos aos animais.

As autoridades avançam ainda que a medida afectará os produtos de carne de vaca da empresa Hallmark/Westland, com sede em Chino (Califórnia), que abastece carne a escolas públicas e a grandes cadeias de comida rápida.

O secretário norte-americano da Agricultura, Ed Schafer, assegurou, em comunicado, que a Agência que dirige tem provas de que a empresa não seguiu os requisitos de inspecções veterinárias, violando as regras vigentes.

"O Serviço de Inspecção e Segurança Alimentar determinou que o gado não está apto para o consumo humano porque não foi objecto das revisões apropriadas", disse ainda Schafer no comunicado, acrescentando que existe um risco baixo de contrair doenças para as pessoas que consumiram carne daqueles animais desde Fevereiro de 2006.

As autoridades suspenderam a Hallmark/Westland depois de terem visto um vídeo realizado durante uma operação encoberta num matadouro, no qual são empurrados animais doentes, tendo acusado dois empregados da empresa de maus tratos ao gado.

AG.

Fonte: Lusa/Fim

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-02-17 23:00:02

Comentários

Postagens mais visitadas