Cientistas sugerem início de novo período geológico

Fóssil
Novo período seria marcado pela influência humana na Terra.
Cientistas britânicos sugerem que a Terra pode estar passando por um período de transformação profundo e estaria entrando em um novo período geológica - o Antropoceno, marcado pela influência do homem.

Oficialmente, a Comissão Internacional sobre Estratigrafia estabelece que Terra continua no período Holoceno, iniciado com o fim da última era glacial.

No entanto, em um artigo publicado na edição de fevereiro da revista científica Geological Society of America, os cientistas Jan Zalasiewicz e Mark Williams afirmam que "há provas geológicas suficientes para reconhecer um novo período".

A transição entre épocas geológicas é normalmente atribuída à transformações como registros de fósseis, mudanças no padrão das rochas e sedimentos.

No entanto, no caso do Antropoceno, os cientistas acreditam que o impacto dos seres humanos no planeta é o principal responsável pela transição.

"As atividades humanas excedem os processos naturais de muitas maneiras", diz Zalasiewicz.

"Por exemplo, os humanos emitem mais CO2 que os vulcões; movem materiais e elementos pela superfície da Terra mais do que os rios, desabamentos de terra e enchentes", explica o cientista.

O artigo cita ainda o aumento nas temperaturas e a acidez dos oceanos como possíveis mudanças para comprovar o novo período.

Segundo os cientistas, as transformações deixarão traços nas camadas de sedimentos terrestres e irão refletir na identificação do Antropoceno no futuro.

Mudanças

De acordo com os cientistas, o impacto dos seres humanos poderá ser percebido de diversas formas.

"Para começar, deixaremos uma quantidade enorme de concreto", diz Zalasiewicz.

O artigo indica ainda que haverá uma transformação grande nos registros fósseis, causada pela extinção em massa e pelos resíduos de corpos humanos.

Os cientistas apontam ainda que o aumento da acidez dos oceanos poderá provocar o fim dos recifes de corais.

"Gealogicamente, esta série de eventos está acontecendo muito depressa", diz o cientista. "Não acredito que as mudanças serão sutis, estes sinais serão muito evidentes", esclarece.

"Nós estamos mudando o planeta de forma significativa. E é possível que estejamos começando um novo período geológico, que poderá ser o Período Antropoceno", afirma o estudo.

Fonte: BBC Brasil

Acessado em 3 de Fevereiro de 2008

Comentários

Postagens mais visitadas