Excesso de protector solar provoca quase metade dos casos de conjuntivite tóxica


Estudo do instituto brasileiro Penido Burnier
Outros destaques deste dia

Quase metade dos casos de Conjuntivite tóxica no Verão (46%) acontece devido ao excesso de aplicação de protector solar, indica um estudo sobre Saúde Ocular feito pelo instituto brasileiro Penido Burnier.

A Conjuntivite consiste na inflamação da membrana que reveste a pálpebra e a superfície dos olhos (a conjuntiva).
Apesar de necessária, a aplicação em excesso de protector, a sua evaporação e transpiração favorecem a penetração do produto nos olhos, podendo originar Conjuntivite tóxica, conclui o mesmo trabalho.

De acordo com o estudo, liderado pelo Oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, entre 2004 e 2006, uma em cada cinco ocorrências da doença (20%) está relacionada com a exposição solar, sendo que 46% dos casos corresponde ao uso do protector solar, 39% ao uso de bronzeadores e 15% à aplicação de maquilhagem.

Por outro lado, com o calor a Conjuntivite tóxica é altamente contagiosa, transmitindo-se através das aglomerações e de água contaminada de piscinas ou praias.

Evitar o uso excessivo de protector solar, cremes e maquilhagem, limpar o suor na área dos olhos com lenços descartáveis e lavar abundantemente em caso de contacto do produto com os olhos, são formas de prevenir a inflamação ocular.

Segundo Queiroz Neto, a prevenção desta doença passa ainda por evitar o uso excessivo de produtos químicos, lavar com frequência os olhos e as mãos e utilizar óculos de mergulho para nadar.

Fonte: Lusa

Comentários

Postagens mais visitadas