Dieta Mediterrânica previne alergias

Conhecida pelos seus benefícios cardiovasculares, a dieta mediterrânica está também relacionada com menor incidência de sintomas alérgicos, como asma e rinite.


Cientistas do National Heart and Lung Institute, em Londres, estão convencidos que a dieta mediterrânica é a que melhor protege contra as doenças de foro alérgico. Para esta conclusão baseiam-se na análise dos hábitos alimentares de 700 crianças dos 7 aos 18 anos, naturais da ilha de Creta.

As crianças com maior consumo de alimentos tradicionalmente associados à dieta mediterrânica – frutas frescas, vegetais e nozes – eram as que menos sintomas de rinite alérgica revelaram. De uma forma menos evidente, a dieta alimentar parece também ser responsável por proteger contra sintomas de asma e alergias cutâneas.

Em relação às nozes, os investigadores britânicos acreditam que o efeito se deve ao teor de vitamina E, que protege as células dos radicais livres, e ao magnésio, que melhora a capacidade pulmonar. Laranjas, maçãs, tomates e uvas contêm altos níveis de antioxidantes e um polifenol potente, o resveratol, que reduz a actividade inflamatória.

Fonte: Perfomance - 10/4/2007

Comentários

Postagens mais visitadas