CARACTERÍSTICAS, VALORES NUTRICIONAIS E MEDICINAIS DAS FRUTAS

As frutas são fontes de vitaminas e minerais que ajudam a regular as funções do organismo. Além disso, elas contêm pouquíssima gordura e são pouco calóricas. Para você ter uma idéia, 1 banana nanica tem 74 kcal e 19 g de carboidratos; 1 maçã tem praticamente o mesmo conteúdo nutricional da banana; ½ mamão papaia tem 54 kcal e 13 g de carboidratos e 1 pêra tem 78 kcal e 20 g de carboidratos. É uma opção fácil para o lanche, mas tem que tomar cuidado para evitar que elas estraguem, pois a validade não é muito grande.

ABACATE
É composto por betacaroteno, vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio.
Conhecido por ser rico em energia, em gordura, fósforo e vitaminas dos complexos A e B, a fruta é indicada, principalmente, na alimentação de crianças, por ajudar na formação de ossos e dentes. Para os adultos, o abacate é um importante aliado contra as fadigas física e mental.
Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, se aproveita quase tudo. Das folhas do abacateiro se faz um chá que tem fama de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, xampus, emulsão protetora hidratante, creme de limpeza, máscara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. É conhecido, também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um ótimo estimulante sexual, assim como seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um bom remédio.
- Rico em vitamina A e Potássio;
- Apresenta quantidades úteis de proteína, ferro, magnésio e vitamina C, E e B6;
- Rico em ácido oléico (gordura monoinsaturada) - age como antioxidante bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias;
- Alto valor calórico, 85% do qual vem da gordura - deve ser usado com moderação;
- Pode ser utilizado em preparações doces ou salgadas, devendo ser consumido cru, pois quando cozido torna-se amargo;
- O período mais favorável do ano para sua compra é o mês de MAIO, porém pode ser encontrado de fevereiro a outubro;

ABACAXI
Fruta típica de países tropicais. É composto por betacaroteno, vitaminas A, B1, C e D potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e celulose. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, facilitando a digestão). É muito utilizado na preparação de xaropes. Refrescante, ajuda a evitar a desidratação. Rico em fibras, está indicado no tratamento da prisão de ventre e das vias urinárias.Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.
- Rico em vitamina C, apresenta quantidades úteis de vitamina B6, folato, tiamina, ferro, magnésio;
- Pode provocar reações alérgicas (dermatite) em indivíduos sensíveis à bromelina, enzima encontrada em seu sumo.
- Pode ser utilizado como opção de lanche ou sobremesas e ainda pode acompanhar preparações como assados, grelhados, frutos do mar, presunto, frango e outras carnes;
- Uma porção de abacaxi (1 xícara com pedaços frescos) apresenta cerca de 75 calorias e 25 mg de vitamina C (40% das necessidades diárias de um adulto);
- A enzima bromelina presente no abacaxi é semelhante à dos mamões que dissolve as proteínas, sendo portanto um amaciador natural de carne vermelha ou aves;
- Melhor período de compra é o mês de DEZEMBRO, porém sua época vai de setembro a janeiro.

AÇAÍ
Há duas variedades de açaí: o roxo e o branco. O roxo tem polpa cor de vinho. Isso justifica o nome do suco que se extrai dessa polpa. Do açaí branco faz se um suco creme-claro.O conteúdo em fibras é alto, o que favorece o trânsito intestinal.É rico em cálcio e boa fonte de sais minerais como fósforo e ferro. Cem gramas de açaí fornecem 247 calorias.
- Rico em vitamina A;
- Boa fonte de cálcio, fósforo e ferro;
- Seu sabor é muito característico, quando consumido em excesso deixa uma sensação de acides nos lábios;
- Pode ser consumido na forma de suco, sorvete ou doces;
- Pode ser encontrada durante todos os meses do ano.

ABIU
Combate às afecções das vias respiratórias. É rica em Cálcio, Fósforo, Energia, Proteína, Gordura, Carboidrato

ACEROLA
- Rico em vitamina A, B1, B2;
- Fonte de Vitamina C;
- Rica em cálcio, fósforo e ferro;
- O consumo de apenas 3 unidade da fruta são suficientes para atender as necessidades diárias de vitamina C de um adulto;
- Por suas características é muito recomendado no combate a gripes, resfriados, tuberculose pulmonar, diabetes, distúrbios do fígado e disenteria;
- Pode ser consumido ao natural ou na forma de suco, sorvete, doce, geléia, compota.

AMEIXA
Há diversas variedades de ameixa. As mais conhecidas são: a vermelha, a amarela e a roxa.Tem alto poder laxativo. É composto por vitaminas do Complexo B, vitamina C, potássio, riboflavina, e fósforo. É purgativa, depurativa.
- Tem ação antiviral e antibacteriana;
- Pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis;
- Apresenta um baixo valor calórico, quando fresca apresenta apenas 36 calorias;
- É boa fonte de fibra, como celulose e pectina.
- Indivíduos alérgicos à aspirina também podem apresentar problemas com a ingestão de ameixas;
- A ameixa seca é rica em vitamina A e apresenta alto teor de vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, ferro;
- Apresenta um maior valor calórico ½ xícara fruta cozida ou 5 unidades seca = 115 calorias;
- Melhor mês de compra é DEZEMBRO;
- Safra:dezembro a fevereiro.

AMÊNDOA
É boa contra as enfermidades das vias respiratórias e a irritação das vias urinárias.

AMORA
Há amoras brancas e pretas, mas só as segundas são comestíveis. As brancas servem apenas para alimentar animais.O comércio da amora natural é praticamente inexistente. Em supermercados pode ser comprada sob forma de geléias, compotas ou xaropes. É rica em cálcio e fósforo. Contem ainda vitaminas A e C. É boa contra as enfermidades das vias respiratórias e a irritação das vias urinárias.

ARAÇÁ
Há vários tipos como: araçá – branco, araçá – verde, araçá – vermelho, araçá – amarelo, araçá – do campo, araçá – boi.Possui muitos minerais, como o Cálcio, útil na prevenção e combate á osteoporose, o Fósforo ótimo para o celebro e o descanso mental, o Ferro que combate a anemia.A casca contém tanino que é ótimo antidiarréico e Fibras. É calmante.

ARATICUM
Contém: caloria, glicídio, proteínas, lipídios, carboidratos, proteína, ferro, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina

BABACO
Apesar do nome e visual esquisito, essa fruta é campeã quando se fala em nutrientes. Devidamente recheada de proteínas e carboidratos, sem ser calórico demais, o babaco fornece ainda bastante vitamina C. É rico em Calorias, Proteínas, Carboidrato, Vitamina C, Ferro.

BACURIPARI
A polpa é consumida in natura , em refrescos e sorvetes. É rica em açucares reduzidos, sólidos totais, Pectina e pH

BIRIBÁ
É rica em vitamina C e potássio

BANANA
Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C. É nacionalmente conhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto, sendo aplicada em casos de diarréia aguda ou crônicaÉ composto por vitaminas A, B1, B2, C, D, E e H, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, iodo, enxofre, manganês, carboidratos, e vitaminas. É uma das preferidas dos bebês, pela sua consistência pastosa.Combate a diarréia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia.
- Fonte de potássio, folato, vitamina C e B6;
- Superada apenas pelo abacate (rico em gordura) como fonte frutífera de potássio, um mineral que contribui para a função muscular adequada;
- Indivíduos que usam diuréticos para combater a “pressão alta”, aconselha-se o consumo de 1 a 2 unidades por dia, para ajudar na reposição do potássio eliminado na urina;
- Uma unidade de banana contém aproximadamente 100 calorias, sob a forma de frutose e amido principalmente;
- Por ser uma ótima fonte de energia é um dos alimentos preferidos dos atletas;
- É alcalina;
- Safra: janeiro a julho.

BARU
Contém: caloria, glicidio, proteinas

CACAU
É uma espécie nativa da floresta tropical úmida americana. Possui uma casca rígida. Contém em seu interior as sementes envolvidas por uma polpa branca, mucilaginosa e açucarada. As sementes são utilizadas na produção de chocolate.Ela é rica em Fibras, Teobromina, Tanino, Proteínas. Contém os seguintes minerais: Ferro, Fósforo e Cálcio, Vitamina B, Tiamina.

CAJÁ
Indicado para o cansaço mental, fadiga, estresse, inflamações na garganta e insônia. É rico em fibras, glicídios, vitaminas A, B1, B2 e C. No Pará, é conhecido como taperebá.

CAJU
São conhecidas cerca de vinte variedades de caju e classificadas segundo a consistência da polpa, o formato, o paladar e a cor da fruta (amarela, vermelha ou roxo-amarelada, dependendo da variedade).É originário do Brasil. Possui fósforo, cálcio e vitamina C. É indicado para anemia, diabetes, febre, infecções na garganta, diarréia, eczema e sífilis.
- Rico em vitamina C e Niacina, além de ferro;
- A castanha possui proteína, é rica em aminoácidos essenciais e apresenta um alto valor calórico;
- A polpa carnosa do caju que comumente é considerada como a fruta, não passa do receptáculo do verdadeiro fruto do cajueiro que é a castanha de caju;
- A polpa pode ser usada em suco, doces, sorvete, bebidas; a castanha pode ser utilizada como aperitivos ou acrescentada em sorvetes, saladas;
- A polpa apresenta um efeito diurético, depurativo e sudorífero;
- Safra: janeiro e fevereiro.

CAQUI
Atualmente, o caqui é cultivado principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo o estado de São Paulo o maior produtor.Sua cor varia do amarelo esverdeado ao vermelho alaranjado. Quando verde ele é amargo e adstringente. Depois de amadurecido, sua polpa fica macia. e muito saborosa. Há algumas variedades de caqui que não tem sementes.É uma fruta de sabor doce e agradável é rica em vitamina A e C. É fonte de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.Os mais conhecidos tipos são: Caqui Fuyu, Caqui chocolate, Caqui japonês, Caqui rama forte, Caqui Kyoto (pouco conhecido em São Paulo).
- É alcalinizante, bom para as afecções do fígado e os catarros da bexiga.
- É composto por vitamina A, B1 e B2. É rico em fibras.
- Safra: fevereiro a abril.

CAMU – CAMU
É um arbusto ou pequena árvore, disperso em quase toda a Amazônia, encontrado no estado silvestre nas margens dos rios e lagos, geralmente de água preta. A planta frutifica nos meses de novembro a março, período da colheita, quando as frutas estão maduras, apresentando a coloração vermelho-escura. Pelo seu elevado teor de Vitamina C e Fibras, existe um costume na região de tomar o suco da fruta para prevenir gripes e resfriados. Processada a fruta, obtém-se a polpa utilizada na fabricação de sucos naturais, sorvetes, doces, geléias e licores.

CARAMBOLA
Tem sabor agridoce e sua cor varia do verde ao amarelo, dependendo do seu grau de maturação.A carambola é uma fruta muito bonita e bem diferente, tem uma forma delicada e cinco gomos. Desde pequenas, como miniaturas de cera, mantém sua forma delicada: sempre com cinco gomos longitudinais bastante pronunciados, A polpa da carambola é, em geral, de consistência rígida.
- De origem asiática, tem como principais nutrientes cálcio, ferro, potássio e vitaminas A, C, B1 e B2. É usada no tratamento de eczema e diarréia.

CASTANHA
É benéfica para os rins e o fígado, e muito útil na diarréia das crianças, árvore de porte magnífico e dimensões notáveis. Essas castanhas são comestíveis, muito saborosas e de elevado sabor alimentício. A Castanha é muito usada para a confecção de confeitos, recheios, coberturas de bolos, além de doces diversos. Quando frescas fornecem o leite usado na preparação de vários pratos típicos da cozinha paraense. É rica em gorduras, proteínas, fibra, vitaminas A, B1, B2 e C, cálcio, fósforo e ferro.

CEREJA
A cereja é uma fruta pequena, redonda e comumente vermelha (existem cerejas amarelas e roxas), muito apreciada na Europa.É fonte de Vitamina A e C. Além de fornecer sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.Pode ser classificada segundo seu grau de acidez. A doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas.É alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, e eficaz contra a arteriosclerose.

CIRIGUELA
É rica em carboidratos, calcio, fosforo, ferro e vitaminas A, B e C

CÔCO
Do coco, tudo é aproveitável. A parte comestível do fruto são a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro.O valor nutritivo do coco varia de acordo com o seu estado de maturação. À medida que a polpa amadurece, aumenta o seu teor de gorduras. Apresenta bom teor de sais minerais (Potássio, Sódio, Fósforo e Cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal.Cem gramas de coco maduro fornecem 266 calorias e 100 gramas de água de coco 22 calorias. É calmante, combate a febre, combate os vermes e é útil nas inflamações intestinais. É composto por fibras, sais minerais e cloro.
- Rico em ferro e fibras;
- A polpa apresenta uma alta quantidade de gordura saturada - tendem a aumentar os níveis de colesterol sanguíneo. Pessoas com doenças cardiovasculares e hipercolesterolemia não devem consumí-la;
- A água deve ser bebida pura. Uma porção de 225 ml conte 60 calorias proveniente principalmente de açúcares.
- É recomendada nos casos de desidratação por ser um excelente soro vegetal;
- Para aumentar ainda mais suas funções terapêuticas, principalmente quando se trata de reidratação de crianças com diarréia, aconselha-se adicionar a ela uma pitada de sal, pois a água de coco é pobre em sódio;
- Safra: janeiro a julho.

CUPUAÇU
Fruto cilíndrico com mais ou menos 20 cm de comprimento por 13 cm de diâmetro, arredondado nas extremidades. Casca dura de cor marrom-escura. Dentro cerca de 50 sementes graúdas recobertas inteiramente por massa branca, bastante espessa, de perfume forte e agradável e delicioso sabor agridoce. Dele se faz refresco - também conhecido no Pará como “vinho de cupuaçu” -, sorvetes, geléias, pudins, tortas, cremes, bolos, licores, compotas, recheios, mouses e inúmeros outros doces.É rica em ferro, fósforo, proteína, vitamina C, B, B1, B2, B5, taninos e fibras.

DAMASCO
- Rica fonte beta-caroteno, ferro e potássio;
- Rico em fibras;
- Apresenta salicilato natural, podendo provocar reações alérgicas nas pessoas suscetíveis a aspirina;
- Tem baixo valor calórico quando frescos, em sua forma seca seu valor calórico aumenta. Uma porção de 113g da fruta fresca contem 50 calorias enquanto que, quando seca a mesma porção contem 260 calorias;
- Os damascos são tratados com dióxido de enxofre antes de serem secos, para preservação da cor e certos nutrientes. Esse tratamento pode desencadear uma reação alérgica ou um ataque de asma em pessoas suscetíveis.

FEIJOA
É presença garantida nos restaurantes mais badalados da Colômbia, apesar de só ter sido “descoberta” cinco anos atrás. Lá, a goiaba baby ( como é conhecida popularmente ) entra no preparo de mousses, sorvetes, sucos, saladas, coquetéis e uma infinidade de sobremesas ” O aroma é extraordinário e o sabor adstringente”.É rica em calorias.

FIGO
A casca do figo é porosa, e varia de cor segundo a espécie, podendo ser roxa, esverdeada, vermelha e, em alguns casos, amarela. De maneira geral, o figo é consumido ao natural.
Combate as afecções das vias respiratórias, laxante, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas. É rico em açúcar, potássio, cálcio e fósforo.
- Rico em magnésio, potássio, cálcio e ferro;
- Rico em fibra (pectina), fibra solúvel que ajuda reduzir o colesterol do sangue;
- Apresenta-se na forma fresca ou seca, quando fresca a fruta deteriora-se rapidamente;
- O figo não é uma fruta, mas receptáculo da flor. A verdadeira fruta são os aquênios semelhantes às sementes que se desenvolvem junto com as imperceptíveis flores dentro do bulbo polpudo;
- Figos secos são altamente nutritivos e calóricos, cerca de 5 unidades contem 260 calorias;
- Encontra-se disponível no mercado de dezembro a março, porém seu melhor mês de compra é FEVEREIRO;
- Calorias: 62 em 100g;
- Safra: janeiro a abril.

FRAMBOESA
A Framboesa é uma fruta pequena, arredondada, de cor vermelho-escura e muito suculenta. É originária da Ásia, onde há mais de duzentas espécies.Apenas 10 % da produção brasileira é comercializada ao natural. O restante é utilizado para fabricar geléias, doces, compotas e licores.
- Rica em fibras e vitamina C;
- Apresenta uma boa quantidade de folato, ferro e potássio;
- Fornece bioflavonóides;
- Apresenta salicilato natural, podendo causar reações alérgicas em pessoas suscetíveis a aspirina;
- Apresenta baixo valor calórico, ½ xícara da fruta contem 30 calorias;
- A semente da framboesa contem fibras insolúveis que ajudam a prevenir a “prisão de ventre”, sendo também rica em fibras solúveis (pectina) que ajudam a controlar o colesterol no sangue;
- Apresenta ácido elagico e outros bioflavonóides, pigmentos antioxidante que protegem o organismo na produção de radicais livres;
- Uma vez colhida, devem ser consumidas rapidamente, são facilmente deterioráveis;
- Quando congeladas se mantêm por aproximadamente 1 ano.

FRUTA DE CONDE OU PINHA
É uma fruta que contém muito açúcar, portanto não é recomendada para quem faz regime de emagrecimento. O fruto tem casca verde e é coberto de saliências em forma de cone.É estimulante do apetite. É rica em carboidratos, potássio, vitamina C e complexo B. Usada contra reumatismo, prisão de ventre e problemas estomacais.
- Rico em potássio e vitamina C;
- Apresenta boa quantidade de fósforo, cálcio;
- Contém algumas vitaminas do complexo B;
- Alto teor de glicose, pessoa diabéticas deve evitá-la;
- Para separar a polpa da semente, use um liquidificador em baixa velocidade mantendo o cuidado de não triturar as sementes;
- Safra: fevereiro a junho.

FRUTA - PÃO
Parente próxima da jaqueira, é rica em carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B. Indicada para problemas estomacais e distúrbios do aparelho urinário.

CAGAITA
Contém: glicidio, proteinas, vitaminas B2, C e Niacina

GOIABA
A goiaba é uma fruta fácil de se encontrar em todas as regiões do Brasil. Tem forma arredondada ou ovulada, casca lisa ou ligeiramente enrugada e a cor pode variar entre o verde, o branco ou o amarelo. Conforme o tipo, a cor da polpa também varia entre o branco e o rosa-escuro ou entre o amarelo e o laranja-avermelhado.Combate a diarréia e os tumores. É composto por vitamina C, vitaminas A e B1, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro.
- Fonte de vitamina C;
- Alto teor de pectina e outras fibras;
- Boa quantidade de potássio e ferro;
- Sua variação é de acordo com a cor da polpa que pode ser rosa-escura, amarela, vermelha ou branca;
- Apresenta 5 vezes mais vitamina C que a laranja;
- Tem baixo valor calórico, 1 unidade contem 60 calorias;
- Pode ser consumido inteira, em forma de pasta, doces, sorvete, suco. Quando ainda verdes, levemente ácidas, podem ser batidas no liquidificador junto com caldo de carne sem gordura para fazer molho de baixas calorias para assados e aves;
- Safra: janeiro a maio.

GRAVIOLA
A graviola é uma fruta tropical de origem americana. Os frutos têm forma ovulada, casca verde-pálida, são grandes, chegando a pesar entre 750 gramas a 8 quilos e dando o ano todo. Contém muitas sementes, pretas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e semelhante a fruta-do-conde.Alimento originário da América Central. Entre seus principais nutrientes estão cálcio, ferro, potássio, sódio, zinco e vitaminas A e C.

GUABIROBA
É rica em Energia, Proteína, Gordura, Carboidrato, Cálcio, Fósforo

GUARANÁ
O guaranazeiro é um arbusto suberecto ou escandente com copa que varia de 9 a 12 m². Possui duas variedades: PAULLINIA CUPANA H. B. K. típica, encontrada nas bacias fluviais do Alto Orenoco e Alto Rio Negro e a PAULLINIA CUPANA var. sorbilis (Mart.) Duck, encontrada nos municípios de Maués, Parintins, recentemente introduzida em outros municípios.Contém saponina, taninos e alcalóides

GRANADILLA
Também conhecida como “maracujá dourado”, é uma fruta originária da América Tropical. Sua polpa doce pode ser consumida ao natural ou misturada ao iogurte, salada de frutas e sorvetes. Rende deliciosos sucos e surpreendentes receitas.É rica em calorias, proteinas, carboidratos, vitamina A e C e calcio

GROSELHA
É rica em açucares, acidos, vitamina “c”, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, ferro

GRUMIXAMA
É estimulante do apetite, reanimadora.

JABUTICABA
A jabuticaba é uma fruta silvestre, de cor roxo-escura ou negra, segundo a variedade da planta, e polpa suculenta, mole e esbranquiçada. Pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doce, geléia, licor ou vinho.É estimulante do apetite, reanimadora. Composto por vitaminas C, B2 e B5 , cálcio, ferro e Fósforo.
- Boa fonte de minerais como cálcio, ferro e fósforo;
- Apresenta vitaminas do complexo B (niacina) e vitamina C;
- É bem versátil, pode ser utilizada de diversas formas: in natura, sorvete, geléia, ou usá-las na fabricação de licores e vinhos caseiros;
- Safra: agosto a novembro.

INGÁ
Contém: caloria, glicidio, proteinas, lipidios, carboidratos, proteina, ferro, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina

JACA
O fruto é enorme, de forma ovulada ou arredondada, e nasce no tronco e nos galhos mais baixos da jaqueira.
É uma das maiores frutas. Chegam a pesar 50 quilos. É rica em proteínas, fibras, cálcio, ferro, potássio, fósforo, sódio e vitaminas A, C, B1, B2 e B5 (Niacina). Usada para combater a retenção de líquidos, febre e excesso de ácido úrico.
- Rica em hidrato de carbono;
- Fonte de minerais, principalmente o ferro;
- Boa quantidade de proteína;
- Possui vitamina A, C e complexo B;
- Quando consumida ao natural sua polpa é um pouco indigesta, também pode ser consumida na forma de doce;
- As sementes podem ser assadas ou cozidas, também são comestíveis;
- Safra: janeiro a junho.

JAMBO
O vermelho é encontrado no Nordeste, mas também existem as variações amarelas e brancas.Tem origem asiática e é rico em proteínas, glicídios, cálcio, fósforo e ferro.

JATOBÁ
Contém: caloria, glicidio, proteinas, lipidios, carboidratos, proteina, ferro, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina

JENIPAPO
É indicado na má digestão e nas afecções do fígado e do baço. Tem grande quantidade de ferro e cálcio. Indicado para anemia, asma e inflamações intestinais.É possível extrair uma tintura dos jenipapos verdes.

KIWI
O formato do fruto pode ser esférico, ovóide ou alongado. Possui a superfície coberta de pêlos, de coloração marrom parda, geralmente macios. A polpa é suculenta e de cor verde esmeralda que contem muitas sementes com substâncias nutritivas, que não precisam ser retiradas. O fruto é colhido ainda imaturo, pois não amadurece na planta. O kiwi pode ser consumido cru ou em sucos, sorvetes e saladas.
- Rico em vitamina C;
- Boa fonte de potássio e fibras;
- Apresenta baixo valor calórico, 113g contem 70 calorias;
- Pode ser encontrado durante todo o ano.

LARANJA
Laranja é o nome genérico dado a várias frutas que pertencem ao grupo dos citrus (dentro deste grupo estão também o limão, a lima, a cidra, o grapefruit, etc.). Quase todas as variedades de laranja têm forma arredondada, casca fibrosa e polpa suculenta.No Brasil, as variedades mais cultivadas e conhecidas são: laranja-da-baia, laranja-pêra, laranja-da-terra, laranja-cavala, laranja-lima, laranja-seleta e laranja natal.Combate a falta da vitamina C, estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, combate a nevralgia, restaura o fluxo menstrual, quando escasso ou ausente, combate a nefrite, depurativa, contra verminose, etc.Contém vitaminas A, B C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio. Aumenta a resistência e regula a função intestinal.
- Fonte de vitamina C;
- Boa fonte de folato, Beta caroteno, tiamina e potássio;
- Baixo valor calórico, 1 unidade = 60 calorias;
- Contem boa quantidade de pectina, fibra solúvel que ajuda a controlar os níveis de colesterol do sangue;
- A casca da laranja contém limolemo, um óleo que costuma desencadear alergias;
- O suco da laranja deve ser consumido imediatamente após o seu preparo, pois a vitamina C se oxida e se perde com muita facilidade;
- Safra: março a setembro e janeiro.

LICHIA
É rica em proteina, gordura, carboidrados, fibras, calcio, ferro, sodio, Vitaminas C, potassio, fosforo, tiamina, riboflavina e niacina

LIMA
É acalinizante e combate a falta da vitamina C.
- Excelente fonte de vitamina C;
- Pode ser usada para temperar e amaciar carnes, aves e peixes e não confere seu sabor próprio e distinto aos pratos (ao contrario do limão);
- Sua casca contem psoralem, deve-se evitar contato com a pele, esta substância aumenta a sensibilidade ao sol provocando manchas na pele;
- São ricas em bioflavonóides e outros antioxidantes, que ajudam a proteger as células;
- O suco de lima pode ser usado como substituto do sal para carnes e peixes;
- Quando usado na salada de frutas evita a descoloração natural das outras frutas;
- A fruta deve ser descascada antes ser espremida, para que o óleo que contem psoralem não passe para o suco.

LIMÃO
Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada do mundo. Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada. Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica. As variedades de limão mais conhecidas são: limão-galego, limão-sicíliano, limão-cravo e limão-tahiti.O suco é estimulante do apetite, diurético, combate a febre, combate o reumatismo, combate a falta da vitamina C, anti-séptico, adstringente, curam feridas e combate o vômito.Dissolve os cálculos; combate as afecções produzidas por diversos microorganismos (cólera, disenteria, tifo, etc.).
- Excelente fonte de vitamina C e sais minerais;
- Pouco calórico;
- Alivia a sensação de boca seca, coloque gotas de limão sobre a língua ou tome alguns goles de suco diluído sem açúcar para estimular o fluxo de saliva;
- Pode ser utilizado para temperar os alimentos como salada, aves, peixe ou chás;
- Para obter o máximo do suco, coloque o limão em água morna por alguns minutos antes de espremer;
- É uma ótima alternativa para molhos mais saudáveis dos aqueles a base de óleos, maionese ou manteiga;
- A casca do limão contem limoneno, um óleo que pode irritar a pele de pessoas sensíveis. Portanto, estas pessoas devem evitar o consumo da chamada limonada suíça, que é feita com o limão inteiro batido no liquidificador;
- Ao manipular o limão, não se exponha ao sol;
- Safra: janeiro a julho.

MAÇÃ
No Brasil, as variedades de maçã mais conhecidas são a amarela ou dourada, a vermelha e a verde.Fruta das regiões temperadas, a maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. Dentre as variedades, podemos citar:
- Estrangeiras: Starkinson, New Zealand, Golden, Hungara, Red Del (EUA), Francesa, Red Canada, Granny Smith, Red Espanhola, Red Del (Chilie).
- Nacionais: Anna, Eva, Brasil, Fuji, Gala, Granny Smith, Golden, Melrose.
Combate a diarréia estomacal, combate as afecções das vias respiratórias.
Alimento para o cérebro. Contém betacaroteno, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina, proteínas, sódio, enxofre, ferro, sílico, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, cloro. Cheia de fibras, atua no bom funcionamento do intestino.
- Baixas calorias e muitas fibras solúveis;
- Pode ser consumida de muitas maneiras - ao natural, assada, em tortas, doces, gelatinas, molhos, etc;
- É considerada uma espécie de escova de dente natural, embora não limpe os dentes, ela realmente ajuda na higiene bucal. Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e o seu sabor aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias da boca e evitando as cáries;
- Calorias: 58 em 100g;
- Safra: janeiro a abril.

MAMÃO
É encontrado durante o ano todo e, dependendo da variedade a que pertence, tem tamanho, peso, sabor e cor diferentes. A polpa, macia e muito aromática, também varia de cor, entre o amarelo-pálido e o vermelho, passando por diversos tons de laranja e salmão.O formato do mamão varia segundo a espécie. O mamão-da-baía é alongado, lembrando uma grande pêra. O mamão-da-índia tem saliências no sentido longitudinal. O mamão-macho, também conhecido como mamão-corda, é fino e comprido. O mamão-fêmea é bem maior e com forma arredondada. O mamão papaya tem formato piriforme e de tamanho reduzido, porém mais adocicado. O mamão formosa rico em betacaroteno (responsável pela formação de vitamina A no organismo).O mamão, além de ser uma fruta barata, que se cultiva o ano todo, tem uma grande vantagem: uma rara capacidade digestiva, graças a uma enzima chamada papaína. Nosso organismo produz cerca de 700 tipos de enzimas. Sua função é transformar os alimentos ingeridos em nutrientes que serão absorvidos pelo organismo. A papaína do mamão age exatamente como a pepsina, enzima do estômago, transformando as proteínas dos alimentos em aminoácidos. Por isso, sempre que você tiver problemas de digestão, coma mamão. A papaína e a pepsina vão agir juntas para melhorar o funcionamento do estômago.Além de auxiliar na digestão, o mamão tem propriedades levemente laxantes que atuam contra a fermentação intestinal, evitando a prisão de ventre e a formação de gases. Para um melhor resultado, experimente esta receita: corte pedaços de mamão verde, junte o suco de uma laranja e três ameixas pretas sem caroço. Bata no liquidificador e beba em jejum.A casaca grossa protege a polpa da fruta dos agrotóxicos e fungicidas, tornando seu consumo seguro. Se comprar a fruta verde, embrulhe-a em jornal para amadurecer, evite riscar para não tirar os nutrientes.É laxante, diurético, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas, refrescante.Contém betacaroteno, vitaminas A, B, C, cálcio, magnésio, fósforo, potássio. Rico em sais minerais, Vitamina A e Vitamina C, além de Papaína . De fácil digestão, auxilia a decomposição das proteínas e, por isso, normalmente é uma das primeiras frutas oferecidas ao bebê.
- Excelente fonte de vitamina A, C e K;
- O extrato pode ser utilizado para amaciar carnes, devido à presença da enzima papaína;
- A papaína pode causar dermatite em algumas pessoas, quando em contato direto com a pele. Esta irritação não é necessariamente uma reação alérgica;
- Facilita as funções intestinais;
- Suas sementes podem ser desidratadas e usadas como pimenta;
- Pedaços de mamão adicionados a um cozido amaciam a carne, enquanto a pectina serve como espessante natural;
- Pode ser encontrada em boas quantidades em duas épocas do ano - abril/maio e setembro/outubro;
- Calorias:32 em 100g;
- Safra: abril a julho.

MANGA
As mangas variam muito de tamanho, cor e forma, mas quase todas apresentam polpa suculenta e sabor definido.No Brasil, existem cerca de quinhentas variedades de manga, entre as quais as mais conhecidas são:
- Manga-coquinho - de cor verde-amarelada, pequena e arredondada, muito doce e quase sem fibras.
- Manga-haden - grande, de cor vermelho-amarelada, em forma de coração, doce e sem fibras.
- Manga-rosa - um pouco menor que a manga-haden, de cor amarelo-rosada e polpa fibrosa.
- Manga-espada - de forma alongada e achatada nos lados, cor verde (mesmo quando madura) e polpa muito fibrosa.
- Manga-coração-de-boi - muito parecida com a manga-bourbon, tem forma de coração, grande, de cor amarelo-esverdeada e polpa sem fibra.
- Manga Tommy Atkins - apresenta a polpa de cor amarelo-escura, e com textura firme e consistente, com fibras finas e abundantes.
É anticatarral, combate a falta da vitamina C, depurativa, refrescante, tem a propriedade de fazer suar, digestiva. Contém betacaroteno, vitaminas A, B, C, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cálcio, ferro, manganês, selênio, zinco. Suas fibras ajudam no funcionamento intestinal.
- Excelente fonte de beta caroteno e vitamina C;
- Boa fonte de vitamina E e niacina;
- Alto teor de potássio e ferro;
- Baixo teor de calorias e rica em fibras (pectina);
- Uma manga de tamanho médio (500g) = 135 cal;
- Sua época vai de novembro a janeiro;
- Safra: de novembro a janeiro.

MANGOSTÃO
É rica em proteina, carboidrados, acido, fibras, calcio, ferro, fosforo, Vitaminas A, B2, B5 e C

MARACUJÁ
Os poderes sedativos do maracujá são bastante conhecidos. Ele funciona no organismo como um suave calmante. Existem muitas espécies de maracujá, que variam de tamanho e cor. Entre as mais conhecidas encontram-se: maracujá mirim, maracujá melão, maracujá do igapó, maracujá guaçu e maracujá comprido.É calmante e tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas. Muito usado na coqueluche.Contém vitaminas C, B2 e B5, ferro, cálcio e fósforo. Rico em celulose.
- Boa fonte de carboidrato;
- Contem vitamina A, C e complexo B;
- Rico em minerais co cálcio, fósforo e ferro;
- Tem propriedades depurativas, sedativas, adstringentes e antiinflamatórias;
- Suas sementes atuam como vermífugos;
- Quando industrializados perde completamente seu teor de vitaminas do complexo B;
- Seu melhor mês de compra é maio;
- Safra: janeiro a julho.

MARMELO
O marmelo é uma fruta ácida (mesmo depois de cozida), de perfume forte, mas agradável, e de polpa dura. Geralmente, o marmelo não é consumido ao natural. No entanto, é uma fruta ótima para fazer doces em pasta (marmelada) ou geléia, xaropes e licores.
O marmelo cru é uma boa fonte de vitamina C, mas, durante o cozimento, se perde grande parte dessa vitamina. Também contém vitaminas do complexo B e alguns sais minerais.
- É adstringente, fortificante do aparelho digestivo.

MELÃO
Tem forma variável, podendo ser redondo, oval ou alongado, mas em geral todos os tipos têm entre 20 e 25 cm de diâmetro. A cor da casca varia do verde ao amarelo e a da polpa também muda segundo o tipo, havendo melões amarelados, esverdeados e esbranquiçados. Alimento rico em vitaminas A, possui também todo o complexo B e C, cálcio, ferro e fósforo. Possui alto conteúdo de celulose, que lhe dá uma função laxante suave. Recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e corrimento nas mulheres.É calmante e diurético.
- Doces e saborosos e com poucas calorias;
- As variedades amarelas apresentam alto teor de vitamina A;
- Fontes de vitamina C e potássio;
- Ricos em pectina;
- Uma porção de 100g de qualquer variedade contem de 25 a 30 calorias;
Como comprar:
- Selecione um melão maduro, procure na área do talo uma cicatriz lisa e ligeiramente funda. O melão maduro tem fragrância intensa, não fique com vergonha de cheirar a fruta.
- Safra: dezembro a março e julho a setembro. Melhor mês de compra: novembro a janeiro.

MORANGO
O morango é uma das frutas mais conhecidas no mundo. Por ser fruto rasteiro, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas.É diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate à febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos.Contém betacaroteno, vitaminas A, B5, C, magnésio, fósforo, ferro, potássio, sódio. Muito indicado no tratamento da anemia.
- Excelente fonte de vitamina C;
- Boa fonte de folato e potássio;
- Baixas calorias e muitas fibras;
- Possui bioflavonoides, como antocianina e o acido elágico que não é destruído pelo cozimento;
- Contem acido oxálico, que reduz a absorção de minerais e pode agravar os problemas de pedras nos rins e na bexiga;
- Baixo valor calórico 1 xícara = 40 calorias;
- Rico em pectina e outras fibras solúveis ajudam a baixar o colesterol;
- As sementes possuem fibras insolúveis que ajudam a evitar a “prisão de ventre”, entretanto podem ser prejudiciais para pessoas com distúrbios gastrintestinais como a diverticulose;
- Safra: julho a novembro. Mês de compra: agosto e setembro.

MURICI
Contém: caloria, glicidio, proteinas, lipidios, carboidratos, proteina, ferro, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina

MAROLO
É rico em vitamina C e pró-vitamina A

NECTERINA
A nectarina é uma fruta que resulta do cruzamento do pêssego com ameixa vermelha.
- Fonte razoável de beta caroteno e potássio;
- Fornece quantidade moderada de vitamina C;
- Rica em pectina, ajuda a controlar níveis altos de colesterol;
- Uma unidade de tamanho média conte 50 calorias;
- Sua polpa amarelada é rica em bioflavonoides, e especialmente em carotenóides. Estes pigmentos antioxidantes ajudam a proteger o organismo quanto à destruição celular;
- A casca contem fibras insolúveis, que ajudam a prevenir a “prisão de ventre”;
- Melhor mês de compra: novembro.

NÊSPERA
A nêspera é uma fruta pequena, de cor amarela e casca aveludada, erroneamente chamada de ameixa-amarela ou ameixa-japonesa.Rica em fibras, cálcio, fósforo, ferro.

NOZ
É bom remédio para o cérebro e para o sistema nervoso em geral.

PÊRA
Com seu sabor delicado e baixo valor calórico a pêra é muito apreciada no Brasil. A pêra é um dos maiores presentes do verão para os amantes da alimentação natural. Com um sabor delicioso, a fruta é rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. Possui também vitamina E, niacina, proteínas, carboidratos, fibras. É utilizada popularmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre, sendo considerada, também, um ótimo diurético. Sua maior ação terapêutica se faz na doença diverticular do intestino. Suculenta, agrada ao paladar infantil, funcionando como reguladora intestinal.
- Boa fonte de vitamina C e folato;
- Boa fonte de fibras (pectina e celulose);
- Uma pêra de tamanho médio possui em torno de 100 calorias;
- Devem ser consumidas com casca porque é justamente nela que esta concentrada a maior parte da vitamina C;
- Quando secas contem mais calorias e nutrientes que as frescas;
- Alto teor de açúcar;
- Safra: janeiro.


PÊSSEGO
Há várias espécies de pêssego que, segundo a variedade, tem forma arredondada ou alongada. A pele da fruta é aveludada, de cor que varia entre o branco, o amarelo e o vermelho.Importantes para o bom funcionamento do intestino. É um bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos.
- Boa fonte de vitamina A, C e K;
- Boa fonte de fibras (pectina);
- Baixo valor calórico, rico em antioxidantes;
- Quando seco seu valor calórico aumenta, cerca de dez metades contem 310 calorias;
- Podem provocar reações alérgicas devido à presença de sulfitos;
- Também contem salicilatos, que podem provocar reações alérgicas em pessoas suscetíveis a aspirina;
- Rico em fibras, vitamina B5 e ferro;
- Safra: novembro a janeiro.

PEQUI
Contém: glicidio, proteinas, lipidios, carboidratos, proteina, ferro, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina

PITANGA
O fruto da pitanga apresenta-se em forma de bagas, achatadas nos dois pólos e divididas em gomos salientes. A fruta corresponde a uma única semente, redondo-achatada, coberta por uma pele fina e uma coloração vermelho-lustrosa, quando madura.É refrigerante e antiberibérica. As folhas combatem a febre, mesmo nas maleitas rebeldes. Entre seus nutrientes estão potássio, sais minerais e vitamina C. Indicada para artrite, diarréia, febre, gota e reumatismo.
- Apresenta uma quantidade razoável de vitamina A, C e complexo B;
- Boa fonte de cálcio, fósforo e ferro.

PITAYA
Nativa da América Tropical, a Pitaya pertence à mesma família dos cactos. Crescendo livremente nos campos, só recentemente começou ser cultivada comercialmente. Sua polpa, de exótica coloração acinzentada, apresenta propriedades digestivas e funciona como um leve laxante natural. Pode ser consumida “in natura” (abra a fruta e com uma colher saboreie a polpa) ou entrar no preparo de deliciosos coquetéis, sucos e molhos para saladas. É rica em calorias, proteinas, carboidratos, vitamina C, ferro e calcio
PHYSALIS
Boa fonte de vitaminas A e C, a Physalis, também chamada “uchuva”, é uma fruta versátil: entra no preparo de sucos, geléias e compotas, sorvetes, salada de frutas e até em molhos para saladas e carnes. Acrescenta um toque exótico às sobremesas e, ao natural, faz sucesso mergulhada em foundue de chocolate.É rica em calorias, proteinas, carboidratos, vitamina A e C e calcio

PITOMBA
Cultivada principalmente no Estado de Pernambuco, é rica em vitamina C. O caroço, adstringente, serve para tratamento de diarréia crônica.

ROMÃ
As raízes são usadas para expulsar a tênia (ou solitária).

SAPOTA
É rica em vitamina C e potássio

SAPOTI
É refrigerante. É rico e, solidos soluveis totais, açcucar, amido

TÂMARA
- Excelente fonte de potássio;
- Boa fonte de ferro e cálcio;
- Rico em fibras;
- É uma fruta muito doce, ½ xícara (12 unidades) = 275 calorias;
- Pessoas que ingerem inibidores de monoamina oxidase (MAO), para tratamento de depressão ou pressão alta, devem evitar o consumo das tâmaras, porque a tiramina pode interagir com estas substâncias e elevar de forma perigosa à pressão arterial.

TAMARINDO
É um fruto originário da Índia, como o diz o nome: tâmara da Índia. Sua polpa avermelhada, fibrosa, de gosto agridoce, com alto teor de ácido tartárico (um estimulante das glândulas salivares). É laxante e até purgativo. Conhecido como tâmara na Índia, é rico em lipídios, cálcio, fósforo e ferro. Usado para prisão de ventre e hemorróidas. Os indianos comem as folhas, as flores e as sementes em saladas.

TANGERINA
A tangerina, conforme a variedade, é chamada de mexerica, mexerica cravo, polkan e polkan extra.O valor nutritivo também varia de acordo com a espécie. É composto por vitaminas A, B e C, potássio, fósforo, sódio e ferro.
- Boa fonte de vitamina C, betacaroteno e potássio;
- Rica em fibras (pectina);
- O óleo presente na casca pode provocar irritação na pele de algumas pessoas;
- Safra: abril a setembro.

TORANJA
É nativa do sudeste da Ásia e comum nos trópicos asiáticos. É parente, portanto, das laranjas e outros citros, mas de espécie diferente destas. É de clima tropical, adaptando-se bem a regiões com altas temperaturas e umidade. Deve ser propagada por enxertia tipo borbulhia para manter a boa qualidade varietal.Os usos da fruta podem ser para consumo ao natural, de sua polpa, tomando-se o cuidado de só consumir as vasículas de suco, sem a pele (esta é mais ácida), bem como para se fazer doce de sua casca.É rica em vitamina C, A, manganês, potássio, pectina, bioflavonoides, fibras solúveis.

UMBU
Nativo das regiões menos chuvosas do Nordeste, tem como principais nutrientes o ferro, potássio e a vitamina C. Indicado para desnutrição e para eliminação de toxinas. As abelhas produzem um mel muito característico a partir desse fruto.

UVA
A uva é uma das mais antigas e abundantes frutas do mundo. A maior parte de sua produção é fermentada para produzir o vinho. Pode ser encontrada em diferentes tonalidades de amarelo, de verde, de rosa, de roxo e até mesmo de preto. No Brasil, especialmente nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, são cultivadas algumas variedades de uva, como a niágara-rosada (a mais consumida), a niágara-branca, a moscatel comum, a moscatel de Hamburgo, a moscatel rosada,a itália e a rubi.É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática, depurativa, diurética, laxante, tônica para o sistema nervoso. Rica em carboidratos. Pouca vitamina C e do Complexo B.

Fonte: Toda Fruta

Comentários

Postagens mais visitadas