Alimento Vivo ou Crudivorismo

Não pensem que alimento vivo é uma filosofia nutricional na qual as pessoas ingerem animais ainda vivos. De fato existem algumas culturas que utilizam esse método, principalmente para frutos do mar como polvo, lula e mariscos, mas não é disso que estamos falando.


Alimento vivo é uma técnica culinária que usa produtos crus, orgânicos e funcionais, deixando de lado processos de industrialização e de cozimento, para a prevenção de doenças e preservação da saúde.

A base é de alimentos vegetais in natura, que não passam pelo processo de industrialização ou de cozimento.

Aqui no Rio, na Lapa, há um restaurante/laboratório do médico gastroenterologista Alberto Peribanez Gonzalez. Um casarão histórico de três andares, na zona boêmia do Rio de Janeiro.

A Oficina da Semente, é pequeno restaurante com uma cozinha, que é espécie de laboratório vivo, onde o médico desenvolve técnicas culinárias para que os alimentos funcionais, orgânicos, germinados e crus possam ser assimilados por famílias de todas as classes sociais, na prevenção de doenças e preservação da saúde.

Nesta filosofia nutricional, o único óleo usado é o azeite extra virgem, a geladeira é usada no frio mínimo, o cozimento é restrito a escaldadas, leves refogados ou sopas mornas. Quanto menor o tempo de cozimento mais se preservam os nutrientes dos alimentos.

A germinação substitui o cozimento de cereais potencializando seus teores terapêuticos. Segundo os adeptos desta filosofia, alimentos orgânicos, in natura, são são mais acessíveis a quaisquer classes sociais e garantem saúde plena o que configura também uma economia com remédios e consultas médicas. Assim pode-se dizer que a nutrição pelo Alimento Vivo não está restrita às classes abastadas, como nas dietas em que se tem que comprar apenas alimentos das prateleiras de dietéticos dos supermercados.

A teoria do Alimento Vivo também é conhecida como crudivorismo. Segundo a macrobiótica esta dieta torna o organismo por demais Yin. O excesso de energia Yin pode deixar o indivíduo tão calmo que lhe falta iniciativa. O ideal seria a busca pelo equilíbrio, nem muita agressividade nem muita passividade. A sabedoria está no caminho do meio.

Para saber mais sobre Alimento Vivo, pode consultar o livro "Lugar de médico é na cozinha" ou o site http://www.oficinadasemente.com.br/proposta.php#


Fonte:
Gororobas do Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas