Açai


VALOR NUTRITIVO:
Comparando a composição química de polpa do açaí com leite bovino cru, o Açaí contêm:
  • Valor energético 04 vezes maior;
  • Lipídios 03 vezes mais;
  • Carboidratos 07 vezes mais;
  • Ferro 118 vezes mais;
  • Vitamina B1 09 vezes mais;
  • Vitamina C 08 vezes mais;
  • Teor de proteína e cálcio equivalente;
  • Possuindo ainda a metade de fósforo;

E ainda, combate o colesterol e os radicais livres.

Fonte: Amazonlink

AÇAÍ

Há duas variedades de açaí: o roxo e o branco. O roxo tem polpa cor de vinho. Isso justifica o nome do suco que se extrai dessa polpa. Do açaí branco faz se um suco creme-claro.O conteúdo em fibras é alto, o que favorece o trânsito intestinal.É rico em cálcio e boa fonte de sais minerais como fósforo e ferro. Cem gramas de açaí fornecem 247 calorias.
- Rico em vitamina A;
- Boa fonte de cálcio, fósforo e ferro;
- Seu sabor é muito característico, quando consumido em excesso deixa uma sensação de acides nos lábios;
- Pode ser consumido na forma de suco, sorvete ou doces;
- Pode ser encontrada durante todos os meses do ano.

Fonte: Toda a Fruta


Além de ter um sabor delicioso e refrescante, é rico em lipídios e vitamina E, que ajuda a combater os radicais livres. A alta concentração de fibras melhora as funções intestinais, percebidas em duas semanas de consumo. A presença de vitamina B1 e o teor elevado de pigmentos anticianianos que são antioxidantes, favorece a circulação sanguínea. Mas, seu componente mais importante é o ferro, indicado no tratamento de anemias e fortalecimento muscular.

Por causa de seus valores nutricionais, o açaí vem despertando o interesse de pesquisadores de todo o mundo. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará e coordenada pelo químico belga, Herve Rogez, levantou a tabela nutricional do açaí, permitindo concluir que este é o ingrediente perfeito para um café da manhã reforçado e para praticantes de atividades esportivas, crianças e executivos. A fruta parece ter saído do laboratório dos nutricionistas de encomenda para geração saúde.

A Lenda

Segundo a lenda, há muitos e muitos anos vivia uma tribo indígena, onde, hoje, está situada a cidade de Belém. Numa determinada época a escassez de alimentos se tornou um problema para seus habitantes, levando o cacique a decretar a proibição de nascimentos. Por ironia do destino, porém, a filha do cacique , que se chamava Iaça, ficou grávida. O cacique não voltou atrás em sua decisão e mandou matar seu próprio neto. Iaça chorava dia e noite a perda do filho, até que uma noite ouviu o choro do filho vindo da direção de uma árvore que tinha umas frutinhas cor de vinho. No dia seguinte a índia Iaça foi encontrada morta, abraçada ao tronco dessa árvore. O cacique pediu, então, que os cachos da fruta fossem apanhados, tirando daí o vinho para alimentar os índios da tribo. Às frutinhas ele chamou Açaí, em homenagem à sua filha Iaça (Açaí ao contrário), e acabou revogou o decreto que proibia o nascimento de crianças, pois o açaí bastava para alimentar a todos.

Fonte: www.pointacai.com.br


Para se obter um açaí saudável, o mais importante é a rapidez desde o "debuio" (que é como se diz lá, para o trabalho de tirar os frutos do cacho) até o processamento. Quem diz isso é o Prof. Hervé Rogez, engenheiro químico, cientista e pesquisador da Universidade Federal do Pará, o "Papa" do assunto e fanático tomador de açaí.

O açaí é muito rico em antocianina, uma substância anti-oxidante, que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres. Você já ouviu que um copo de vinho tinto por dia faz bem ao coração? É devido à antocianina da uva. Não é por acaso que a cor do açaí é semelhante à do vinho tinto, porém o açaí tem 33 vezes mais antocianina que a uva. As antocianinas também são potentes corantes naturais.

Além de ser considerado um dos alimentos mais ricos em ferro, o açaí também é rico em fibras, sendo bastante indicado também para pessoas idosas e/ou com mau funcionamento do aparelho digestivo.

Por suas características microbiológicas o açaí é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendo apenas para a castanha-do-pará.

A polpa pode ser utilizada na preparação de sucos, sorvetes, vinhos, licores ou doces.

É importantíssimo lembrar que a polpa do açaí não deve ser misturada com água e sim com pouco leite e muito gelo, para que fique bem cremoso!

Colheita é durante o ano todo e em maior quantidade de julho a dezembro.

Valor Nutricional (Composição em 100g de polpa)
Lipídios: 4,79g
Carboidratos: 2,28g
Proteínas: 0,86g
Antocianina: 196mg
Fibras: 2,91g
Calorias: 247
Proteínas: 3,80g
Fibra: 16,90g
Cálcio: 118,00
Ferro: 58,00
Vit.B1: 11,80
Vit.B2: 0,36
Vit.C: 0,01

Fonte: www.emporiovillaborghese.com.br

A Fruta

Estudos revelam que a polpa de Açaí da Amazônia contém:

Uma formidável concentração de antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento prematuro, contendo um volume 10-30 vezes maior de antocianinas (antioxidantes roxos) se comparado ao vinho tinto.

A antocianina é conhecida por suas potentes propriedades terapêuticas entre os quais inclui-se o tratamento de retinopatia diabética e de doença fibrocística da mama em seres humanos. Entre os potenciais efeitos fisiológicos das antocianinas incluem-se agentes radioprotetores, químioprotetores, vasoprotetores e antiinflamatórios.

A principal antocianina no Açaí é a cianidina-3 glucosídeo. A cianidina-3 - glucosídeo é comprovadamente 3.5 vezes mais forte do que Trolox (análogo da vitamina E).

Uma sinergia de gorduras monoinsaturadas (saudáveis), fibras alimentares e fitoesteróis, que contribuem para o sistema cardiovascular e a saúde do trato digestivo.

Um complexo essencial quase perfeito de aminoácidos juntamente com valiosas substâncias minerais, vitais à adequada contração e regeneração musculares.

Fitoesteróis valiosos. Os Esteróies são componentes de membranas de células vegetais que oferecem inúmeros benefícios ao organismo humano, entre eles, a redução da colesterolemia.

Os esteróis vem atualmente sendo usados no tratamento de sintomas associados à hiperplasia benigna da próstata.

Provas preliminares sugerem que beta-sitosterol (o esterol predominante no Açaí) possa ajudar na prevenção da fraqueza imunológica resultante de grave estresse físico.
Boa fonte de fibras, o açaí contém 2.0 gramas de fibra alimentar em uma porção.

As fibras promovem um sistema digestivo saudável. Acredita-se que o baixo teor de fibras na dieta americana seja fator que contribui para a alta incidência de câncer e de doenças cardíacas. Fibras solúveis podem ajudar a reduzir o colesterol sangüíneo; e acredita-se que fibras insolúveis possam ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

60% Oléico (Ômega 9), ácido graxo monoinsaturado essencial, que auxilia na redução dos níveis do LDL (colesterol ruim) enquanto mantém os do HDL (colesterol bom).

12% Linoléico (Ômega 6), ácido graxo poliinsaturado essencial, que comprovadamente reduz os níveis tanto do LDL quanto do HDL.

Ácidos graxos ajudam no transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis, i.e., Vitaminas A, E, D, e K .

A taxa de ácido graxo do Açaí assemelha-se à do azeite de oliva, a qual se acredita seja um fator que contribui para a baixa incidência de doença coronariana nas populações mediterrâneas.

Fonte: www.amazon-mania.com


Tabela 1. Composição mineral da polpa dos frutos de açaí, na Matéria Seca.

Espécies

Elementos minerais

P

(g/kg)

K

(g/kg)

Ca (g/kg)

Mg (g/kg)

Fe (mg/kg)

Zn (mg/kg)

Cu (mg/kg)

Mn (mg/kg)

açaí

1,4ª

7,4 b

4,8ª

1,4ª

328,5 b

10,1 b

20,4ª

34,3ª


Fonte: Ceplac/Cepec/Sefis, 2004

P= fósforo; K= potássio; Ca= cálcio; Mg= magnésio; Fe=ferro; Zn=zinco; Cu= cobre; Mn = manganês.

Tabela 2. Características químicas da polpa de açaí na matéria seca

Espécies

Características química

PH


Proteína

g/kg

Açucares tot.

g/kg

Lipídio

g/kg

Caloria

Kcal/100g

Açaí

4,8ª


77,6ª

10,2b

130,90b

152,93


Fonte: Ceplac/ Cepec/Sefis

Pesquisas realizadas por outros autores, constaram teor de antocianina, pigmento presente nos frutos de açai (Iaderoza et al. 1992). Esse pigmento pertence à família dos flavanoides, que possui função antioxidante e anti-radicalar que asseguram uma melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura. As antocianinas possuem ainda capacidade de adiar as perdas de memória, da coordenação motora, perda da visão e diminuem os efeitos do mal de Alzheimer (Rogez et al. 2000).

A bebida feita com o fruto do açaí, conhecido popularmente como “vinho de açaí”, é largamente consumido pelos habitantes da região norte do Brasil onde é nativa, e, com a divulgação das suas propriedades nutritivas e energéticas o uso da polpa de açaí generalizou-se em todo o país e o cultivo do açaizeiro e o processamento do seu fruto, já ocorrem em vários estados brasileiros, principalmente no sul da Bahia. A polpa de açaí hoje, é produto de exportação para os EEUU.

CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS E USOS DOS FRUTOS DO AÇAÍZEIRO E PUPUNHEIRA NA ALIMENTAÇÃO

O açaizeiro é uma palmeira que produz inúmeros perfilhos formando touceiras, que são manejadas para a extração de palmito. Face à pressão dos órgãos ambientais, vários projetos de manejo sustentável dos açaizais estão sendo implementados no Pará, visando principalmente a produção de frutos, que além do alto consumo local, (no meio rural o açaí é consumido três vezes ao dia) tornou-se produto de exportação para vários estados do Brasil e para o exterior do país.

A polpa de açaí é consumida pelos habitantes da região amazônica com farinha de mandioca ou tapioca, com peixe frito, no feitio de sorvetes, pudins, doces, entre outros, porém, sempre o açaí puro, sem misturar com outras frutas como é usado nas regiões sul e sudeste do país. Nestas regiões, a preferência é o açaí misturado com granola, banana, guaraná, originando o “açaí na tigela”, ou como suco, sempre misturado com outras polpas mais conhecidas.

Procedimentos do processamento da polpa:

1. colheita dos cachos
2. debulhamento dos frutos;
3. lavagem em água corrente e de boa qualidade;
4. imersão em água morna (40º C) por 15 minutos para amolecimento da polpa;
5. despolpamento em maquinário apropriado, ou, quando em pequenas quantidades, em liquidificador sem o cortador de hélice ou em peneira de malha grossa, amassando manualmente os frutos. O tempo de batimento não deve ser demorado (4 a 6 minutos), para evitar alteração na qualidade da polpa;
6. se a extração for manual o produto deve ser coado; as despolpadeiras mecânicas possuem sistema de filtragem e o produto já sai isento de impurezas;
7. o produto obtido deve ser usado imediatamente ou conservado sob congelamento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

IADEROZA, M. et al. Antocyanins from fruits of açaí (Euterpe oleracea, Mart) and juçara (Euterpe edulis mart). Tropical Science, London, England, 32, p. 41-46, 1992.

REIS, E. L. Adubação da Pupunheira para produção de palmito no Sul da Bahia. Folder. Ceplac / Cepec, 1997.

ROGEZ, H. Açaí : Preparo, Composição e Melhoramento da Conservação. Belém, EDUFPA, 2000, 313 p.

SILVA, M. G. C. P. C., BARRETTO, W. S. & SERÔDIO, M. H. Caracterização Química da Polpa dos Frutos de Juçara e de Açaí. In XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA. Florianópolis, Santa Catarina, 22 a 26 de novembro de 2004.. Anais... CD ROOM, Florianópolis, SC, 2004.


Fontes:
pointacai.com.br
amazon-mania.com
emporiovillaborghese.com.br
Toda a Fruta
CEPLAC
Amazonlink


Adaptação de Luis Guerreiro (Comida Viva)

Comentários

Postagens mais visitadas