A Saúde do Cólon

A saúde do cólon guarda uma relação muito estreita com a saúde integral do corpo. A saúde total passa necessariamente pelos cuidados com a saúde do cólon.


Apesar do cólon ser um importante órgão excretor do corpo humano, ele é também um órgão de digestão e uma central de decisões. Ele é responsável pela absorção de nutrientes, produção de nutrientes valiosos como algumas vitaminas, administrar a flora intestinal e muitas funções complexas que regulam a saúde do corpo inteiro.

http://www.docelimao.com.br/images/colon.jpg


É fácil entender que a maioria das doenças se originam no cólon. Quando consumimos alimentos muito processados, refinados, aditivados, irradiados e carentes de enzimas digestivas, o cólon não tem nenhuma condição de funcionar apropriadamente e, aos poucos se torna doente. Some a esta alimentação inadequada o estresse, as poluições, a falta de atividade física, e está pronto o coquetel intoxicante e o passaporte para o declínio da saúde.

O trabalho do cólon é absorver nutrientes e eliminar excretos (resíduos alimentares, toxinas e venenos). Se o cólon não está funcionando bem teremos:

- Privação de nutrientes pela inabilidade do cólon de absorver = desnutrição = desvitalização.

- Organismo literalmente carregado de toxinas e venenos = doente.

Cólon doente

Diante de maus hábitos de vida e alimentares, a maior parte dos cólons se parecem com um sistema de esgoto, carregados com matéria em decomposição, descargas tóxicas, gases abundantes e tóxicos, parasitas e outras condições alarmantes. Menos de 5% da população atual tem cólons saudáveis.

A seguir uma descrição dos principais fatores que facilitam as enfermidades dentro do cólon:

Bactérias nocivas
O cólon é um campo natural para reprodução de bactérias. Existem basicamente dois tipos de bactérias: saudáveis e nocivas.

Em um corpo saudável, as saudáveis lactobactérias se alimentam do bolo alimentar pré-digerido e geram nutrientes valiosos como a vitamina K e as vitaminas do complexo B, incluindo a B12. Uma lactobactéria que todos conhecem é a acidófila, que é responsável por a manter as bactérias nocivas sob controle. A flora intestinal é a lubrificação produzida por um cólon saudável.

Entretanto, quando os maus hábitos abundam, o cólon fica sobrecarregado de bactérias nocivas que causam putrefação, gases e doença. Quando o cólon está doente, não pode produzir uma flora saudável que é necessária para o intestino funcionar apropriadamente.

Para sanar a doença toma-se antibióticos, que só pioram a situação, encorajando o crescimento de mais bactérias nocivas, e desestabilizando a presença das saudáveis lactobactérias. Pronto: o cólon passa a ser um perfeito campo de reprodução de doenças. Quando as bactérias nocivas estão no controle é muito difícil alcançar uma condição de saúde holística e verdadeira.

Material endurecido
Quando o cólon não elimina seus excretos regular e eficientemente, o material começa, ao longo do tempo, a ser compactado e endurecer nas paredes do cólon, se tornando cada vez mais duro e espesso. O resultado final é que existem pessoas carregando, em seu intestino, desde algumas gramas (raras) até 15 quilos de placas endurecidas. Isto tem sido confirmado em autópsias.

Este material fecal endurecido faz com que o cólon esteja constantemente absorvendo substâncias altamente tóxicas que passam a circular no sangue. A corrente sanguínea é a circulação da vida. Se o sangue está continuamente poluído, com refugos e toxinas de um cólon impotentemente doentio, doença no corpo inteiro será inevitável.

Lembrando que um cólon doente não consegue absorver nutrientes eficientemente. Conclusão: corpo desnutrido e intoxicação generalizada.

Parasitas
Eu acredito firmemente que mais de 90% da população têm parasitas. Eles são muito mais comuns do que possamos imaginar. Eles são, nada mais nada menos, que "grupos de limpeza" enviados pela mãe natureza para reciclar o material em decomposição.

Os parasitas se instalam nessas paredes compactadas e alguns deles chegam até as camadas externas da parede do cólon. Eles podem ser muito persistentes e levar muito tempo para serem completamente expelidos.

Parasitas drenam energias, roubando do organismo os nutrientes que iriam para a corrente sanguínea. Lá se instalam porque se alimentam apenas de ambientes com material em decomposição.

Ou seja, não adianta tomar remédio para parasitas, sem antes remover a causa da formação do material em decomposição, que encontra-se armazenado no cólon, pelos maus hábitos alimentares.

A forma mais eficiente de se trazer o cólon de volta a um estado saudável e eliminar as suas desordens é resgatar hábitos saudáveis de alimentação, como também sua limpeza feita através de enemas (lavagens intestinais auto-administradas).

Gases e constipação
Os gases são sintomas de que a digestão está com problemas, o cólon também. Fermentações estão acontecendo de forma exagerada, sinalizando que todo o processo digestivo (das escolhas alimentares, do mastigar ao evacuar) está com dificuldades.

A constipação sinaliza que tudo está congestionado, parado, travado.

Estresse total, desequilíbrio nutricional e metabólico, podendo desencadear uma série de doenças: diverticulite, colite, hemorróidas, alergias, mau-humo e irritação crônica, distúrbios de aprendizado e atenção, deficiência imunológica, etc.

Alimentos que não estão sendo digeridos causam estas condições dentro do cólon, produzindo uma combinação de gases tóxicos, falta de fluidez (água) e reações químicas venenosas.

As causas das desordens digestivas são diversas: comer em excesso, alimentos muito processados e cozidos com elevada deficiência de enzimas digestivas e combinação inadequada de alimentos.

Alguns passos simples para se trazer o cólon de volta à saúde:

- Aumentar o consumo (mínimo 50%) de alimentos crus e vivos, ricos em enzimas, que são altamente energéticos e fáceis de digerir;

- Praticar hábitos de desintoxicação diária através de sucos, chás, lanches e sopas desintoxicantes, como sugerido pela prática da Alimentação Desintoxicante.

- Praticar o consumo diário do Alimento Vivo, produzindo seus próprios germinados, fermentados e caldos enzimáticos.

- Praticar a limpeza do cólon através dos enemas.

Fonte: texto adaptado da apostila O que é estilo de vida Alimento Vivo – Ann Wigmore.

Leia também todos os demais textos do Boletim Doce Limão: Alimentação Crua

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.

Recomenda-se a leitura na íntegra do livro Alimentação Desintoxicante - Conceição Trucom - editora Alaúde , o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas