Geoterapia ou Argiloterapia


Se observarmos os animais, que são guiados unicamente pelo instinto, percebemos que eles afastam as folhas e ramagens para escolherem o lugar onde vão dormir, entrando em contato imediato com a terra.

Dormir despido sobre a terra faz conciliar o sono até para pessoas que estão há muito tempo privados dele. O mal-estar das primeiras noites pode impedir um sono contínuo, no entanto, levantar-se-ão pela manhã frescos, alegres e vigorosos. Podem escolher um bom lugar com grama. E se não for possível diretamente sobre a terra, estende-se um lençol fino, poroso, ou uma esteira de junco. Isso é indicado especialmente nas doenças febris e também as pessoas sujeitas a quadros convulsivos.

Em muitas formas de medicina rústica a lama é usada não só sobre feridas abertas, mas também para curar lesões internas, inflamações e dores.

Geralmente a argila é utilizada na forma de cataplastos diretamente sobre a pele na região afetada.

Pode ser usado também na forma de compressas, o que facilita sua aplicação, usando mais água ou envolvendo a argila com tecido ou gaze.

Os banhos de imersão também são utilizados especialmente em clinicas de beleza e spas.

As envolturas são uma das técnicas de aplicação mais utilizadas para desintoxicação. Podem ser feitas em qualquer local, sem a necessidade de material especial como os banhos.

A intenção é retirar as toxinas ocasionadas pela alimentação, álcool, fumo, falta de exercícios que causam o aumento dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce, a obesidade, a celulite).

Certamente é altamente eficaz na redução de manchas na pele. Por remover toxinas melhoram também a celulite, deixam a pele mais sedosa e jovem, perdendo a aparência seca , áspera ou ressecada. Há quem diga que ajuda a perder peso, além de melhorar a definição corporal e aumentar a rigidez.

Enfaixamento Natural de Terra Úmida

Essas aplicações são indicadas a todas as lesões, feridas de arma de fogo ou branca, contusões, mordidas ou picadas de animais, envenenamento do sangue, qualquer afecção de pele, câncer, lupus, herpes, escaras, erupções cutâneas, lepras, fraturas, inflamações, etc. O benefício experimentado é imediato. A dor desaparece logo nas primeiras aplicações.

Modo de Preparar

É imprescindível que a terra se encontre o mais úmida possível. E pode ser colocada diretamente sobre a ferida. É importante que se procure pegar essa argila, este barro, esta terra, de um lugar um pouco mais limpo. Mas não se preocupe com as substâncias impuras, pois na nossa alimentação ingerimos muito mais coisas impuras do que pode haver na terra.

Para o enfaixamento, colocamos primeiro uma faixa de linho, e, depois, uma outra de lã, mas, a rigor , basta a primeira. De início, as faixas devem ser renovadas principalmente se forem feridas e afecções cutâneas acompanhadas de grande inflamação a cada duas ou três horas. Depois pode se deixar as faixas por mais tempo ou mesmo durante toda a noite ou todo o dia. Nunca devem ser deixadas por menos do que duas horas para que haja um bom efeito.

As compressas aliviam o calor das partes doentes, sejam internas ou externas. A compressa deverá ser aplicada sobre o local da afecção. No caso, por exemplo, das dores de cabeça é conveniente que ela seja aplicada na nuca. Embora alguns prefiram que ela seja aplicada sobre a barriga da perna a fim de descarregar a cabeça.

As compressas no ventre podem ser aplicadas ao mesmo tempo do que outras sobre outra parte do corpo, mas prefiro a aplicação alternada.

Durante o banho de sol podem se cobrir distintas partes do corpo com terra ou argila úmida e deixar secar ao sol. Essa é a aplicação de terra mais simples e natural.

As compressas de terra dão excelentes resultados para uma infinidade de casos, como tumores, afecções no peito, doenças no pescoço e garganta, dos olhos e dos ouvidos, nos casos de gota, reumatismo, herpes, escaras, doenças do baixo-ventre, órgãos genitais, rins, fígado, difteria(ao redor do pescoço), dores de toda a espécie, nevralgia, dores de cabeça, dentes e etc.

Ela impede a intoxicação também produzida por mordeduras de cobra. E para acalmar as dores têm a vantagem de ser completamente inofensiva.

Estética

Hoje, em dia, usa-se muito a argila para tratamentos estéticos, máscaras faciais, e, também aplicações em áreas onde possa diminuir a celulite. Alguns referem, inclusive, o emagrecimento. Na realidade, o uso da argila em locais de inflamação é o argumento utilizado para a diminuição da celulite.

Bibliografia:
PEREZ-CATAPOS, Rafael Lezaeta. A saúde pela Natureza. São Paulo. Hemus editora.
ACHARAN, Manuel Lezaeta. Medicina natural ao alcance de todos. São Paulo. Hemus editora.

Comentários

Postagens mais visitadas