Casca de magnólia pode combater o mau hálito


quarta-feira, 21 de Novembro de 2007

Extracto de casca de magnólia pode ser utilizada para combater o mau hálito, segundo o fabricante de pastilhas Wrigley Company.

O extracto da planta já era utilizado para aliviar os sintomas de várias doenças, como o reumatismo ou a asma, podendo também ser eficaz no combate às bactérias que provocam as cáries.

O fabricante de pastilhas Wrigley participou num estudo analisando nove voluntários, chegando à conclusão que a combinação de menta com magnólia matava 20 vezes mais bactérias do que a menta só por si.

De acordo com os investigadores, ao deixar a pastilha de magnólia e menta actuar durante meia hora provocava uma diminuição de 60% do número de bactérias, comparativamente com uma diminuição de 3,6% no caso de pastilhas só com menta.

O estudo foi efectuado após os voluntários terem terminado de almoçar. Entre as bactérias reduzidas pela pastilha encontravam-se as responsáveis pelo mau hálito, bem como a Streptococcus mutans, que provoca cáries.
"O mau hálito ou halitose é um grande problema social e psicológico que afecta a maioria da população", afirmam os investigadores.

Segundo os cientistas, a casca de magnólia demonstrou ter uma "significativa actividade anti-bactericida contra os organismos responsáveis pelo mau odor oral", podendo vir a ser incorporada futuramente em pastilhas devido aos benefícios que apresenta.

Pedro Santos - Farmacia.com.pt

Comentários

Postagens mais visitadas