BOLETIM DO SOLSTÍCIO DE INVERNO DA SAMARA FOUNDATION - Dezembro de 2007


"A evolução consciente é a liberdade suprema. Superar o medo do que nos espera adiante iluminando a dimensão espiritual própria da nossa natureza é o acordar para o esplendor dos nossos corações.

É dito que a mente clarifica os assuntos e nos revela a verdade mas, de facto, ela cria confusão para o coração. A verdadeira realidade habita no seu centro natural – o coração: o coração é o caminho da auto-realização.

O estado totalmente natural de alegria e sabedoria vivenciado quando o coração se abre para a verdade viva, é o caminho extraordinário que está disponível para todos."




"
O período do solstício de Inverno convida-nos para um nascimento espantoso de rejuvenescimento espiritual.

Para muitos de nós o Natal e o período de festas a ele correspondente são um paradoxo, uma vez que o contexto original e a intenção que exisitiam neste período se alteraram. O que em tempos era um período de interiorização é hoje exteriorizado como uma celebração material, para fora de nós, deixando de lado a riqueza do mundo interior para simplesmente nos focarmos nos excessos que passaram a ocupar um lugar prioritário na civilização moderna.

Para mim, este período é um momento verdadeiramente importante - uma altura em que podemos ligar-nos poderosamente às estações, à energia por detrás das estações e ao significado por detrás dos ritmos que sustentam o nosso processo de vida. Hoje, mais do que nunca, é vital lembrarmo-nos do Conhecimento e das sabedorias que os nossos antepassados honravam.

Por que não equilibrar o exterior com o interior para criar uma perspectiva e uma maneira de ser completamente novas? Por que não nutrir as acções interiores em vez de nos focarmos em aspectos exteriores? Por que não preencher este período com meditação e contemplação interior, como faz a Natureza, durante esta época de quietude e de crescimento interior?

O solstício de Inverno convida a um processo de completude. Torne-se consciente e presente retirando-se para o mundo interior, à medida que os dias se tornam mais curtos e permitem que os corpos repousem e rejuvesnesçam. Foque-se na saúde espiritual e no bem-estar.

A ligação íntima com os ritmos da natureza, em tempos partilhada com a terra pelos nossos antepassados, honra as forças da natureza e nutre a união abençoada do homem com o divino.

Para que a nossa experiência desta união seja mais presente, é importante compreender que os equinócios e os solstícios são momentos muito especiais em que a luz solar toca o nosso ser e a terra de uma forma muito mais íntima do que em qualquer outra altura do ano.

Durante o solstício de Inverno, que este ano calha no dia 22 de Dezembro, a luz solar percorre as nossas emoções e fica guardada profundamente dentro de nós. Quando nos nutrimos de forma consciente, com uma intenção sustentada pela nossa presença e pelas nossas acções, então podemos preparar-nos para o dia 21 de Março, que marca o renascimento da Primavera. (Para mim, o dia 21 de Março é o início de cada ano, e não o dia 1 de Janeiro. Dia 21 de Março, o equinócio, é o momento em que a noite e o dia estão novamente em equilíbrio).

O Inverno é a estação que serve de preparação para o renascimento. Podemos criar, semear e colher activamente o que quer que seja dentro de nós. Os nossos corpos rejuvesnecem instintivamente durante este período, permitindo que a mente e as emoções se tornem claras relativamente ao que não é a nossa essência.

Durante este tempo de introspecção, por que não celebrar, focando-se nos progressos que fez, nas questões pessoais que resolveu, no honrar de quem é e nos seus sonhos sobre quem é. Ao mesmo tempo, é importante olhar para novas formas de mostrar comportamentos positivos e com poder. Isto pode parecer desencorajante no início, mas, com palavras claras e honestas e com acções positivas e cheias de compaixão, você poderá activar o seu potencial ilimitado.

Muitos de nós poderão questionar-se sobre como ser introspectivo na altura do Natal, dado que o nosso padrão de cultura divergiu, retirando-nos este aspecto que deveria ser natural e parte da vida de cada um, e passou a focar-se somente nos aspectos exteriores da vida.

Numa abordagem mais iluminada do Natal, o tempo que dedicamos às expedições de compras, à gulodice e ao execesso de consumismo deveria ser o mesmo tempo que dedicamos à apreciação de nós mesmos e das alegrias simples do mundo belo em que vivemos.

Estas palavras não são simplesmente filosóficas ou uma ideia, mas um convite a aumentar a sua consciência espiritual e o que é realmente importante para si, para a sua família, para a sua comunidade, para o ambiente e para o planeta. Pode escolher. Você tem uma escolha e a sua escolha faz diferença.

Por que não ajudar-se a si mesmo a fortalecer esta sensação de liberdade de escolher aquilo que é realmente importante para si, passando tempo em silêncio, passando tempo a limpar o corpo ou escolhendo um problema da sua vida que deseja mudar de modo a que não seja mais um problema, oferecendo-se a si mesmo esse presente e à sua comunidade em lugar de presentes materiais disfarçados e superficiais?

Por que não oferecer a si mesmo novos
insights? Por que não oferecer a si mesmo a grande possibilidade de se libertar de velhos padrões energéticos? Por que não experimentar momentos profundos de paz? Por que não experimentar verdadeiras ligações ao mundo à sua volta?

Isto pode ser feito através da acção daquilo a que chamo auto-observação. Imagine-se a si próprio de um modo desligado, a observar-se a si mesmo e às suas acções como um observador objectivo, como se estivesse no teatro. Observe o desenrolar de toda a história, permanecendo confortavelmente, respirando e relaxando, no centro do seu coração. Isto ajudá-lo-á a prestar atenção a todas as suas acções e reações desnecessárias. Ficará espantado ao verificar como os seus pensamentos e emoções vão responder de um modo maravilhosamente criativo para transcender os velhos padrões e desse modo oferecer a si próprio novas possibilidades de crescimento interior.

A mente teatral tende a ser mesmo como um macaco. Lembre-se: os seus pensamentos e emoções criam a sua realidade e não uma qualquer coincidência que está fora do seu controlo. É tão simples ser apanhado na confusão e tão fácil perder o contacto com os nossos corações e com o que está realmente a suceder. É tão fácil projectar essa confusão no mundo exterior já que é isso que a nossa cultura colectiva faz. As expectativas sociais e da comunicação social e os doutrinamentos estão a competir, numa disputa fútil, para preencher os espaços vazios dentro de nós com materialismo em vez de tentarem remediar esta falta interior através da auto-observação e da contemplação.

Quando confrontado com os excessos na alimentação, lembre-se de comer de modo simples e com compaixão. O corpo necessita de luz em vez de marcas do sofrimento e da dor causada a animais inocentes.

Quando confrontado pelos excessos do consumismo, lembre-se de si próprio, da sua essência. Os excessos não preenchem a vossa essência, uma vez que são temporários por natureza e conduzem apenas a um querer mais. Por que não apreciar e partilhar a vossa verdadeira abundância?

Quando confrontado com o excesso de vida social, familiar e de outras dinâmicas pessoais, seja paciente, compassivo e diligente. Esteja atento para não ficar preso no medo ou na dúvida e, ao invés, esteja pronto para tomar uma acção positiva. Nestas situações, que provavelmente trazem à superfície partes de si em que você não quer transformar-se, foque-se no caminho da mudança e descubra um espaço seguro onde possa permitir que a sua essência flua de um modo natural.

Quando abraçar esta abordagem iluminada de exploração, tornada mais valiosa pela auto-observação, você cria claridade para si mesmo. Use esta época e a energia do solstício para crescer espiritualmente. Aproveite para conhecer os seus pensamentos e os processos interiores da sua mente e das suas emoções. Apague o que é negativo, que o limita. Crie uma realidade mais saudável, um espaço interior mais saudável, um sistema de crenças para a sua vida mais saudável, através das suas acções maravilhosas. A sua essência emergirá deste nutrir e sentir-se-á renovado e pronto para verdadeiramente celebrar um novo ciclo da vida - o renascimento da luz."

Tony Samara
Dezembro 2007

Comentários

Postagens mais visitadas