Segundo Curso de Alimentação Viva é concluído com almoço saudável

Chegou ao fim o 2º Curso de Alimentação Viva na Promoção da Saúde do ano, realizado pelo Terrapia. Durante três meses, cerca de 52 alunos aprenderam formas de promover a saúde através da alimentação natural com grãos, cereais em germinados e brotos. O curso, que devido a grande procura foi o segundo do ano, teve 216 horas de oficinas teórico-práticas. Para o encerramento das aulas, as coordenadoras promoveram um grande almoço de confraternização com grãos germinados, combinações de sementes, frutas, vegetais e legumes crus para a composição de pratos saborosos e saudáveis. As formas de cultivo e as combinações foram aprendidas pelos alunos durante o curso.



“Em todos as aulas recebemos a visita de amigos, parentes e alunos, aumentando o número de pessoas no curso”, revela a coordenadora do Terrapia, Maria Luiza Branco Nogueira da Silva. O 2º curso de Alimentação Viva contou com aulas de professores convidados, como os médicos homeopatas Neuci da Cunha Gonçalves e Françoise Berthoud e a socióloga Marly Winckler, presidente da Associação Brasileira de Vegetarianos.

Segundo a coordenação do Terrapaia, o público presente apresentou escolaridade diversa. "Tivemos de analfabetos à doutores participando do curso e também muitos profissionais de saúde de diversas áreas”, explica Maria Luiza. Ela ainda conta que, mesmo com a interrupção de algumas atividades, por vários motivos, o grupo se manteve e obteve resultados concretos de mudanças de hábitos de vida, principalmente os alimentares.

De acordo com as coordenadoras o próximo curso terá início em 2 de março de 2006, e as inscrições já podem ser feitas na Horta do Terrapia (CSEGSF/ENSP/Fiocruz). A coordenação acrescenta que oficinas estão sendo ministradas todos os dias da semana a partir das 8h30min e que ainda este ano os voluntários estão orientando algumas oficinas semanais com total autonomia, recebendo visitas, orientando grupos e ensinando a produção doméstica de sementes germinadas e brotos. “Essa é a base da Alimentação Viva”, conclui Maria Luiza.

(Fotos: Gutemberg Brito – SDE/ENSP)

Fonte: ENSP NOTICIAS

Comentários

Postagens mais visitadas