Raw Food





A onda crua da gastronomia

Imagine fazer um almoço sem utilizar o fogão, somente com alimentos crus? Não se trata de um banquete japonês ou vegetariano, mas sim de uma nova tendência da gastronomia contemporânea, o raw food, antes chamado de crudivorismo, hábito de se alimentar de comidas cruas que passam pelo cozimento abaixo de 40 graus. Macarrão e arroz, por exemplo, não são cozidos, mas desidratados.

“Nós temos um cuidado especial com a temperatura e higiene dos alimentos. Os legumes e verduras ficam em um composto de água e vinagre”, alerta o chef Gilberto Ângelo.

A prática começou nos anos 90 e defende uma dieta praticada na pré-história, quando homem ainda não havia descoberto o fogo. Seus adeptos – que incluem algumas estrelas de Hollywood, como, Demi Moore e Alicia Silversonte – acreditam que cozimento pode destruir as enzimas naturais de cada alimento. Os mais fiéis se alimentam de frutas, castanhas, folhas, algas, cogumelos e mel. Todos devem ser cultivados sem agrotóxicos, conservantes químicos e adubos.

Criada pelo americano David Wolf, a filosofia que ganhou espaço em alguns restaurantes de Nova Iorque, Califórnia chegou há dois anos no Brasil e já está nos cardápios de alguns restaurantes e eventos.

“Ainda é muito recente aqui no País, por isso, insiro somente algumas preparações do raw food no menu principal para as pessoas irem conhecendo aos poucos. Saladas e porções a base de milho da culinária mexicana são muito apreciados”, afirma o chef Glauco Al Rojas.

Além das saladas, também é comum pratos com a abóbora, como, por exemplo, o Carpaccio de Abóbora com Azeite de Manjericão, de Glauco, e também a Abóbora com couve-flor moída, que acompanha amendoim germinado, alho e cebolinha. Já a feijoada não fica de fora e está entre as prediletas do restaurante paulistano Sattva. “Neste prato, a carne é substituída por soja. Mas contém feijão preto, glúten e acompanha farofa, couve e vinagrete”, explica o chef Gilberto.

Segundo Gilberto, o strogonnof de soja com batata palha é uma boa pedida. “Também é cada vez maior o número de pessoas que saboreiam as saladas de beterraba com caju, mussarela e tomate que acompanham molhos indianos à base de ervas, vinagre e shoyo".

Mas não é só nas mesas dos restaurantes que a culinária crua é servida. “Em festas e recepções, os pratos chegam a acompanhar sucos de flores e iogurtes asiáticos com mel e gergelim. É tudo muito novo, mas acho que o brasileiro está mais preocupado em conhecer preparações novas e de qualidade”, conclui Glauco.

Fonte: Cybercook

Comentários

Postagens mais visitadas