Papel do resveratrol em dietas hipercalóricas


Trabalho publicado na revista “Nature”
18 de Setembro de 2007


Uma substância presente em grandes quantidades em frutos, como uva e nozes, o resveratrol, atenua os efeitos não desejados da Obesidade e melhora a esperança e a qualidade de vida dos que sofrem com excesso de peso.

O estudo, desenvolvido por um grupo de cientistas - na maioria norte-americanos – foi recentemente publicado na revista “Nature”.

Os cientistas chegaram a esta conclusão após alimentarem ratinhos com uma dieta muito rica em gorduras em conjunto com resveratrol, substância com a qual as videiras e nogueiras se defendem de infecções, como fungos.

Segundo o líder da investigação, Plácido Navas, da Universidad Pablo de Olavide, foi comprovado que os ratinhos alimentados com esta dieta viviam mais e tinham melhor qualidade de vida que os que engordavam sem a substância.

Os animais desenvolveram uma mudança metabólica capaz de prevenir, por exemplo, todos os sintomas de doenças como Diabetes. Além disso, disse o especialista, a esperança de vida dos animais aumentou com o consumo de resveratrol combinado com uma dieta hipercalórica.

Segundo os dados das experiências, quando a dieta rica em gorduras era combinada com resveratrol, apenas 30% dos roedores morriam, enquanto a percentagem chegava aos 50% entre os animais que não receberam a substância e ganhavam peso. O especialista explicou ter ficado comprovada uma mudança molecular nesses animais rumo a uma maior produção de mitocôndrias.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Comentários

Postagens mais visitadas