Nova posição sobre o consumo de gorduras das associações americana e canadense de nutricionistas


Quanta gordura pode ser incluída em uma dieta saudável? Como evitar as gorduras trans? Os ácidos graxos ômega 3 são realmente bons para o coração? Estas questões, comuns entre consumidores e profissionais de saúde estão respondidas no documento Dietary Fatty Acids - divulgada pelas associações americana e canadense de nutricionistas.


As gorduras são componentes fundamentais de uma dieta saudável. Entre 20 e 30% das necessidades energéticas devem ser supridas por estas moléculas. Porém, uma vez que óleos e gorduras são ricos em calorias (fornecem 9 calorias em uma grama) as porções devem ser limitadas a fim de evitar o ganho de peso.

O tipo de gordura na dieta também é muito importante. As escolhas mais saudáveis são as gorduras insaturadas presentes em óleos vegetais, nozes e castanhas, e o ômega-3 presente nos frutos do mar e na linhaça. Gorduras saturadas (presentes em produtos de origem animal) e gorduras trans (comuns nos alimentos industrializados) devem ser evitadas.

As duas associações recomendam ainda uma dieta rica em vegetais, frutas, grãos integrais, leguminosas, nozes e castanhas. Indica que o consumo de carnes deve ser reduzido e que as escolhas devem recair sobre os cortes magros. Os laticínios devem ser desnatados e o consumo de peixes deve aumentar. Além disso recomenda a retirada das gorduras hidrogenadas (trans) da dieta.
Uma cópia do documento pode ser encontrada na página http://www.dietitians.ca/news/highlights_positions.asp.

Associação de nutricionistas do Canadá: http://www.dietitians.ca.

Associação de nutricionistas dos EUA: http://www.eatright.org/

Comentários

Postagens mais visitadas