Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Nova posição sobre o consumo de gorduras das associações americana e canadense de nutricionistas


Quanta gordura pode ser incluída em uma dieta saudável? Como evitar as gorduras trans? Os ácidos graxos ômega 3 são realmente bons para o coração? Estas questões, comuns entre consumidores e profissionais de saúde estão respondidas no documento Dietary Fatty Acids - divulgada pelas associações americana e canadense de nutricionistas.


As gorduras são componentes fundamentais de uma dieta saudável. Entre 20 e 30% das necessidades energéticas devem ser supridas por estas moléculas. Porém, uma vez que óleos e gorduras são ricos em calorias (fornecem 9 calorias em uma grama) as porções devem ser limitadas a fim de evitar o ganho de peso.

O tipo de gordura na dieta também é muito importante. As escolhas mais saudáveis são as gorduras insaturadas presentes em óleos vegetais, nozes e castanhas, e o ômega-3 presente nos frutos do mar e na linhaça. Gorduras saturadas (presentes em produtos de origem animal) e gorduras trans (comuns nos alimentos industrializados) devem ser evitadas.

As duas associações recomendam ainda uma dieta rica em vegetais, frutas, grãos integrais, leguminosas, nozes e castanhas. Indica que o consumo de carnes deve ser reduzido e que as escolhas devem recair sobre os cortes magros. Os laticínios devem ser desnatados e o consumo de peixes deve aumentar. Além disso recomenda a retirada das gorduras hidrogenadas (trans) da dieta.
Uma cópia do documento pode ser encontrada na página http://www.dietitians.ca/news/highlights_positions.asp.

Associação de nutricionistas do Canadá: http://www.dietitians.ca.

Associação de nutricionistas dos EUA: http://www.eatright.org/

0 comentários: