Leite de vaca x leite de cabra


O alimento ideal para o bebê até os 6 meses de idade é o leite materno. O mesmo protege a criança contra infecções e tem uma composição ideal para seu pleno crescimento e desenvolvimento. Quando a mãe está impossibilitada de amamentar exclusivamente até o final do primeiro semestre de vida leites maternizados podem complementar a dieta do recém nascido.
É comum também que as mães questionem sobre a diferença entre os leites de vaca e do leite de cabra. Uma pesquisa do departamento de fisiologia da Universidade de Granada (Universidad de Granada - http://www.ugr.es/) revelou que o leite de cabra tem mais propriedades benéficas do que o leite de vaca. É comum que crianças aleitadas com o leite de vaca desenvolvam anemia ferropriva.
Nesta pesquisa o Dr. Javier Díaz Castro e os professores Margarita Sánchez Campos, Mª Inmaculada López Aliaga and Mª José Muñoz Alférez, focaram na comparação entre os dois leites com conteúdo normal de cálcio e também naqueles enriquecidos com o mineral. A biodisponibilidade de ferro, cálcio, fósforo e magnésio foram avaliados através de técnicas de balanço metabólico em camundongos. Para saber se a utilização dos minerais afetava a distribuição e destinação metabolica, os pesquisadores determinaram as concentrações dos mesmos em diferentes órgãos e no sangue. Isto não foi observado nos bebês que receberam o leite de cabra.
Os resultados obtidos revelaram que a anemia ferropriva e a desmineralização óssea foram melhor recuperada nos animais que receberam o leite de cabra. Estes dados servirão de base para outros estudos sobre o benefício do leite em populações afetadas pela anemia ferropriva e doenças relacionadas a desmineralização óssea. Os resultados parciais deste estudo foram publicados no International Dairy Journal e no Journal Dairy Science.

Comentários

Postagens mais visitadas