FAO alerta que aumento de produção de carne é um perigo para consumidores


PDF Imprimir E-mail

ROMA (AFP) — O aumento da produção dos diferentes tipos de carne também incrementa o risco de transmissão de enfermidades dos animais aos homens, alertou nesta segunda-feira a Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

À medida que os países enriquecem e que a população continua aumentando, a demanda de carne e outros produtos pecuários cresce, segundo afirma a FAO, em um documento intitulado "Produção animal industrial e perigos sanitários mundiais".

"Para satisfazer esse aumento na demanda de produtos pecuários, a produção e a densidade animal se incrementaram consideravelmente, no geral perto de centros urbanos", assinala o texto.

"A concentração de milhares de animais confinados aumenta a probabilidade de transferência de elementos patogênicos. Além disso, os gados produzem grandes quantidades de dejetos, que também podem conter concentrações elevadas de agentes patogênicos".

O documento acrescenta que grande parte desses dejetos é eliminada sem tratamento, algo que representa um perigo de infecção para os mamíferos e aves selvagens.

Por isso a FAO pede "aos produtores de carne que apliquem as medidas de biossegurança básicas".

"Os locais de produção não deveriam ser construídos perto de lugares onde vivem aves selvagens; as granjas deveriam ser limpas e desinfetadas regularmente, os movimentos de pessoas e veículos controlados e os empregados formados em medidas de biossegurança", acrescenta o texto.

A FAO adverte que "se o vírus altamente patogênico H5N1 da gripe aviária é atualmente um tema de preocupação mundial, a circulação silenciosa dos vírus da gripe de tipo A entre as aves e os porcos também deveria ser estritamente vigiada".

"Isso pode dar lugar ao surgimento de uma pandemia de gripe entre os homens", afirma ainda o texto.

17/09 - 11:52 - AFP

Fonte: AFP

Comentários

Postagens mais visitadas