Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Anvisa propõe limites no uso de edulcorantes


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantém aberta até 25 de novembro uma consulta pública a respeito de uma nova regulamentação para estabelecimento de doses máximas de edulcorantes para alimentos industrializados. O documento traz uma tabela contendo os adoçantes, como são conhecidos, os produtos aos quais podem ser adicionados (bebidas, alimentos, gomas de mascar etc.) e a “ingestão diária aceitável” (IDA).

De acordo com a Anvisa, a IDA (expressa em mg da substância/kg de massa corporal) “é a estimativa da quantidade máxima que uma substância pode ser ingerida, por dia e durante toda a vida de uma pessoa, sem oferecer risco à saúde. A IDA é definida de acordo com os conhecimentos científicos disponíveis na época da avaliação toxicológica do aditivo”.

O documento traz os edulcorantes mais conhecidos, como aspartame, sacarina e sucralose, mas também outros menos populares, como taumatina, neotame, lactitol e outros. Quem desejar fazer sugestões de modificação da tabela ou do texto pode enviá-las diretamente à Anvisa.

Fonte: Nutritotal

0 comentários: