Um terço dos primatas estão ameaçados de extinção

Quase um terço dos primatas do mundo estão em perigo de extinção devido à destruição dos seus habitats, relata um grupo conservacionista. O relatório diz que muitas espécies estão a ser afastadas das florestas onde vivem ou a ser mortos para se obter medicamentos ou alimento.

O resultado desta pesquisa foi apresentado na reunião da Sociedade Internacional de Primatologia (IPS) que decorre na ilha chinesa de Hainan e foi compilado por uma equipa de 60 peritos liderados pela World Conservation Union.
O relatório foca-se no destino das 25 espécies mais ameaçadas a nível mundial, em perigo devido a uma deprimente e longa lista de problemas.
Os autores dizem que todos os membros sobreviventes destas espécies, em conjunto, caberiam num único estádio de futebol.
De particular preocupação são o gibão de Hainan da China e o colobo vermelho Miss Waldron da Costa do Marfim, ambas as espécies com apenas alguns exemplares sobreviventes na natureza.
O relatório consideras que as ameaças são mais fortes para os primatas asiáticos, onde as florestas tropicais estão a ser destruídas diariamente e muitos macacos são caçados ou vendidos como animais de estimação.
Refere também que as alterações climáticas estão a tornar muitas espécies mais vulneráveis.
Os cientistas têm vindo a alertar desde há décadas acerca da crescente ameaça humana para as espécies animais de todo o mundo mas este estudo diz que nos devemos preocupar especialmente com os primatas, quanto mais não seja porque são os nos parentes vivos mais próximos.
Fnte: simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Comentários

Postagens mais visitadas