Sucos de frutas reduzem risco de Alzheimer


Uma dieta rica em suco de frutas pode cortar o risco de Mal de Alzheimer e outras doenças, segundo pesquisa da Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha. A equipe de pesquisadores realizou um dos primeiros estudos a respeito dos benefícios dos antioxidantes.

Antioxidantes são químicos naturais que reduzem o dano a células causado pelos radicais livres, tidos como uma importante causa de doenças e envelhecimento.

A pesquisa revelou que os sucos de uva, maçã e amora contêm grandes quantidades de benefícios químicos. O estudo será publicado na revista Journal of Agriculture and Food Chemistry.

Pesquisadores do Grupo de Nutrição Humana na Universidade de Glasgow examinaram sucos diferentes e a quantidade de antioxidantes que cada suco continha, além dos diferentes compostos químicos. Antioxidantes conhecidos como polifenóis conseguem eliminar os radicais livres no corpo. Acredita-se que eles ajudam a manter e melhorar a saúde além de proteger contra doenças crônicas.

Os resultados das pesquisas mostraram que o suco de uvas roxas do tipo Concord, contém grande quantidade e variedade de polifenóis além de ter a maior capacidade antioxidante, igual à encontrada no vinho tinto Beaujolais.

"Nem todos os sucos de frutas são iguais. Complementar uma dieta saudável com o consumo regular de uma variedade de sucos de frutas como o suco de uvas escuras, de toranjas, de maçãs e amoras vai, sem grandes mudanças na dieta, aumentar o consumo de fenóis antioxidantes", disse Alan Crozier, professor de Bioquímica das Plantas e Nutrição Humana. "Polifenóis na alimentação, por meio de suas propriedades antioxidantes e possivelmente outros mecanismos, podem ter um papel na proteção contra doenças crônicas", acrescentou.

(BBC Brasil)

Comentários

Postagens mais visitadas