Sistema de Saúde dos EUA é o pior de seis países industrializados

Sistema de Saúde dos EUA é o pior de seis países industrializados
Estudo da Commonwealth Fund



O sistema de saúde norte-americano é o mais caro e o menos eficaz entre os de seis grandes países industrializados analisados por um estudo publicado pelo Commonwealth Fund, um instituto independente. O estudo compara os sistemas de saúde da Austrália, Canadá, Alemanha, Nova Zelândia, Reino Unido e EUA.

"Os profissionais de saúde dos EUA dizem muitas vezes que o seu sistema é o melhor do mundo, sem provas científicas que apoiem esta afirmação.

É um pouco como a rainha no conto de fadas da Branca de Neve: os norte-americanos olham para a sua própria imagem ao espelho sem tomarem em conta qualquer comparação internacional", dizem os autores do estudo, significativamente intitulado "Mirror, mirror on the wall".

Em termos da qualidade de acesso, de eficácia e de equidade, o sistema de saúde norte-americano fica sempre em último lugar entre os seis países analisados.

A Alemanha ocupa o primeiro lugar no que toca ao acesso e à qualidade dos cuidados prestados, enquanto o Reino Unido é o melhor nos critérios de equidade no acesso e de eficácia dos serviços.

Cerca de 45 milhões de norte-americanos, 15% da população, não tem seguro de saúde. As despesas com serviços de saúde por habitante nos EUA são mais de duas vezes superior ao da média das despesas nos países da OCDE - 6.102/ano contra 2.571 dólares, segundo as contas do Commonwealth Fund.

Fontes: Lusa e Imprensa Internacional - 14 de Agosto de 2007

Comentários

Postagens mais visitadas