Falta de sono pode prejudicar julgamento moral


Algumas noites sem sono podem prejudicar o julgamento moral de uma pessoa segundo resultados de uma nova pesquisa. Pesquisadores do Exército norte-americano descobriram que soldados tinham dificuldade de tomar decisões repentinas em situações emocionalmente extremas depois de terem ficado sem dormir por duas noites.

Os autores da pesquisa afirmam que isso pode ser importante para outras profissões, incluindo médicos, que não têm um padrão regular de sono e precisam tomar decisões rápidas em situações de crise.

O trabalho foi publicado na última edição da revista Sleep.

Já se sabe que pouco sono pode prejudicar muitas funções, incluindo a concentração e a memória. Algumas pessoas afirmam que precisam apenas de três horas de sono a cada 24 horas para se sentirem descansadas, enquanto outras precisam de 11 horas. Especialistas geralmente aconselham oito horas de sono por noite. ...

"Nossos resultados simplesmente sugerem que quando não têm a quantidade de sono adequada, pessoas parecem ser seletivamente mais lentas em suas deliberações a respeito de dilemas morais pessoais, em comparação a outros dilemas", disse o chefe dos pesquisadores, William Killgore, do Instituto de Pesquisas do Exército Walter Reed.

Os pesquisadores pediram que 26 soldados saudáveis julgassem se certas ações seriam "apropriadas" ou "inapropriadas" em situações pré-determinadas, que iam de ações menores sem conseqüências a dilemas mais sérios onde a decisão poderia, em teoria, causar danos a outra pessoa.

Em geral os soldados acharam mais difícil realizar a tarefa depois de serem privados por 53 horas. Alguns chegaram a mudar sua visão do que era moralmente aceitável depois de terem ficado acordados por dois dias. ... [Grifo meu.]

"Sabemos que cansaço pode prejudicar o julgamento em termos gerais. Este trabalho sugere que afeta o julgamento moral também. Você reage de forma diferente e a situação pode piorar", disse Neil Stanley, da Sociedade Britânica para o sono.

(BBC Brasil)

Comentários

Postagens mais visitadas