Exposição à terra promove felicidade

Exposição à terra pode ser uma forma de melhorar o humor das pessoas, além de estimular o sistema imunológico, de acordo com cientistas britânicos.

Pacientes com câncer no pulmão tratados com bactérias não prejudiciais à saúde normalmente encontradas no solo disseram ter sentido uma melhoria na sua qualidade de vida.

Ratos expostos às mesmas bactérias tiveram um aumento da produção da substância que provoca uma sensação de felicidade, a setoronina, disseram os autores do estudo da Universidade de Bristol à publicação Neuroscience.


Brincar na sujeira

Escassez de serotonina é foi relacionada à ocorrência de depressão.

Os cientistas dizem que são necessárias mais pesquisas para determinar se a bactéria Mycobacterium vaccae tem propriedades antidepressivas através da ativação de neurônios de serotonina.

O chefe da pesquisa, Chris Lowry, disse que "estes estudos nos ajudam a entender o quanto o organismo se comunica com o cérebro e porque um sistema imunológico saudável é importante para manter a saúde mental".

"Eles também nos fazem pensar se não deveríamos todos passar mais tempo brincando na terra."

O estudo pode também ajudar os especialistas a entenderem porque um desequilíbrio no sistema imunológico deixa algumas pessoas vulneráveis a distúrbios emocionais como a depressão, acrescentou Lowry.

Humor e imunidade

Pesquisadores canadenses também estão explorando a ligação entre serotonina, humor e imunidade.

Uma equipe do Centro Médico da Universidade de Georgetown descobriu recentemente que a serotonina passa entre células-chave no sistema imunológico, e que a substância química pode gerar uma resposta imunológica.

Isso sugere que a serotonina pode restaurar uma função imunológica saudável em pessoas que estão deprimidas ou sujeitas a infecções.

Por outro lado, também é possível que a serotonina - e antidepressivos que estimulam a serotonina - acabam encorajando a imunidade a ponto de que provocam um uma doença de auto-imunidade, em que o organismo acaba atacando a si mesmo.

Gerard Ahern, chefe da pesquisa, disse que "neste ponto nós simplesmente não sabemos como estas drogas podem afetar a imunidade, então nós realmente precisamos esclarecer qual é o papel normal da serotonina no funcionamento da célula imunológica."

(BBC Brasil) 02 de abril, 2007

Comentários

Postagens mais visitadas