Dieta com base em vegetais pode ajudar a prolongar a vida com saúde

Morador do Capão Redondo esbanja saúde aos 100 anos

Ele completou 100 anos com energia e amor para dar aos 87 descendentes

Longevidade: Dieta com base em vegetais pode ajudar a prolongar a vida com saúde. É o que conta o baiano José Paulino de Souza, 100 anos, que ainda faz compras e caminha pelo Jardim Ipê, na região do Capão Redondo, zona sul de São Paulo, com saúde de dar inveja. Viúvo de um casamento de 69 anos, com Judite Maria de Oliveira Souza, que faleceu em agosto de 1999, a família composta de 87 pessoas não deixa espaço para sentir solidão: são 9 filhos, 31 netos, 38 bisnetos e 9 tataranetos.

Na Bahia, trabalhou com agricultura. Veio para São Paulo em 1964, onde foi jardineiro. Os filhos revelam o orgulho que sentem do pai: “Ele é muito conservado, come sempre na hora certa e se alimenta de muitas frutas e verduras”, conta o filho José de Souza, 59. “Meu pai não tem nenhum problema de saúde, e só toma um comprimido por dia para ajudar a regular a pressão.”

Segundo Valdomira Lopes Belucci, nora do centenário que fez aniversário no dia 22, o segredo para a longevidade de Paulino é a alimentação e a fé. “Ele tem muita fé em Deus e cuida muito da saúde. Da saúde e não da doença, pois ele não tem nenhuma. Se der um suco gelado ele espera esquentar. Não come comida pesada à noite, só sopa leve e frutas.” Já a nora Valdevina de Souza, esposa de Souza, destaca a ausência de dores e a independência do sogro. “Até a barba ele faz sozinho. Nós só ajudamos a lavar a roupa, e ele não reclama de dores no joelho nem de nada.”

Souza destaca a honestidade no caráter do pai, e diz que espera chegar pelo menos aos 90. “Eu tenho 59 e ninguém diz que eu tenho”, brinca. O primogênito de Paulino tem 73 anos.

A história de Paulino é um exemplo prático da matéria publicada na Revista National Geographic Brasil em novembro de 2005, em sua matéria de capa “Os segredos da longa vida”. Segundo a reportagem, “uma existência longa e saudável não acontece por acaso. Pesquisadores admitem que, se você tiver bons genes e adotar um estilo de vida correto, tem chances de viver até dez anos mais.

Fonte: National Geographic

Comentários

Postagens mais visitadas