Concertos em nome da salvação da Terra

Este sábado, milhões de pessoas em todo o mundo vão reunir-se para uma série de mega-concertos que pretendem consciencializar a população sobre as alterações climáticas.

Al Gore continua a sua cruzada para limitar as alterações climáticas promovendo estes concertos com duração de 24 horas em 7 continentes. A partir das 02:10 (hora de Lisboa), as bandas vão começar a actuar a partir de, e por esta ordem, Sydney, Tóquio, Shanghai, Hamburgo, Londres, Nova Iorque, Rio de Janeiro e (ainda que não ao vivo, por razões logísticas) Antárctica.

Os críticos argumentam que o mundo já tem consciência das alterações climáticas e que os concertos não têm um objectivo definitivo que outros eventos do tipo anteriores. Live Aid recolheu dinheiro para alimentar os famintos e o Live 8 foi uma tentativa de influenciar um evento político específico, a cimeira do G8 de Gleneagles-

O Live Earth tenta convencer as pessoas a serem um pouco mais atentas e a fazerem um pouco mais, desde fechar a torneira enquanto se lava os dentes a baixar o termóstato um grau. Essas acções serão impossíveis de quantificar e o sucesso do evento será difícil de avaliar.

Infelizmente muitos dos recursos que se pretende poupar vão ser aqui gastos mas os organizadores estão a tentar conter essas despesas, usando contentores biodegradáveis, transporte grátis incluído no bilhete e outros exemplos. Pode parecer apenas algo para a imagem mas pretende-se mesmo chamar a atenção para a importância dos pequenos gestos.

John Rego, conselheiro ambiental dos 8 concertos, referiu que eventos anteriores do tipo produziram 3 a 4 mil toneladas de dióxido de carbono mas o Live Earth espera ter uma eficiência pelo menos 25% melhor.

A electricidade dos concertos virá, diz ele, de fontes renováveis, incluindo biodiesel (que não é completamente 'verde', como se sabe). Uma das bandas japonesas, por exemplo, ofereceu-se para plantar árvores para compensar as suas emissões, ainda que não saibamos exactamente quanto dióxido de carbono as florestas conseguem manter de forma permanente.

Os lucros resultantes dos eventos serão entregues à Alliance for Climate Protection, fundada por Gore, cuja missão é "persuadir o povo americano, e a população mundial, da importância e urgência de adoptar e implementar soluções abrangentes e efectivas para a crise climática". O dinheiro da fundação é usado em campanhas educativas e petições políticas.

Os concertos do Live Earth vão ser emitidos ao vivo em www.LiveEarth.MSN.com.

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Comentários

Postagens mais visitadas