Tecnologia – O uso do Bambu

Embora bastante conhecido no Brasil, o bambu ainda não é devidamente explorado, considerando-se que o país possui solo e clima apropriados para seu cultivo e uma extensão territorial imensa.

Esta gigantesca gramínea é largamente utilizada em várias regiões do mundo, fazendo parte da cultura de chineses, japoneses, filipinos, indianos e latinos-americanos, entre outros.

O campo de utilização do bambu é vasto. Pode ser transformado em instrumento musical, móveis e em matéria prima para fabricação de papel e celulose, álcool, amido, etc. Sua flexibilidade é similar a do ferro e a resistência às intempéries é grande quando recebe tratamento adequado. Prova disso é a cúpula do Taj Mahal, na Índia. Construída com bambu, durou 400 anos. Atualmente, o bambu tem aplicação até no campo da tecnologia aeroespacial, sendo utilizado pela NASA como isolante em naves espaciais.

Dependendo da idade e da variedade da planta, o Bambú ainda tem dentro suas funcionalidades:

- Aplicação para construções rurais - se colhido a partir do terceiro ano de vida, o bambu poderá ser aproveitado em inúmeras atividades da fazenda, sendo empregado inteiro ou cortado longitudinalmente, de acordo com o que se pretenda utilizar.


- Cercas vivas - agricultores que já utilizam bambu como cercas vivas garantem que ele é um dos melhores meios para impedir a passagem dos animais, sobretudo gado, pois veda perfeitamente os espaços. Os tipos mais procurados para plantação de cercas vivas são o bambu fino comum e o grosso. O fino perfila muito bem, e seus caules ficam tão próximos uns dos outros que interceptam perfeitamente a passagem de qualquer animal. O grosso não tem a mesma facilidade de perfilamento, e deixa alguns espaços vazios; mas por ser espesso e forte, basta dobrá-lo para que a cerca fique perfeitamente fechada.

- Coberturas para viveiros - para se fazer os tendais ou coberturas para viveiros de tabaco, café, cacau, árvores, etc., costuma-se utilizar o material mais facilmente utilizado.

- Quebra-ventos - o bambu também pode servir como barreira de quebra-vento, pois em aproximadamente 2 anos ele já se terá transformado em verdadeira "fortaleza", com altura de cerca de 12 a 18 metros. Com essa capacidade de crescimento, o bambu é capaz de proteger o solo e as plantas, numa extensão de 220 metros, o que equivale a 15 vezes a altura da barreira.

- Combate à erosão - o bambu é considerado excelente aliado no combate à erosão, especialmente as espécies alastrantes do gênero Phillostachys, que se desenvolvem melhor em terrenos acidentados. Nesse aspecto, a utilização do bambu dá-se principalmente em terrenos irregulares, mais sujeitos a esse tipo de problema. Atua na proteção do solo, impedindo que a camada superficial da terra seja levada pelas águas das chuvas. Verifica-se a importância do bambu no combate à erosão em sua utlização cada vez maior na estabilização de estradas, de barrancos de rios, de aterros e encostas.

Durante a condução da lavoura, que é bastante simples e rústica, apenas alguns tratos culturais se fazem necessários, como: limpeza da cultura - durante a fase de formação, a plantação precisa apenas de capinas mecânicas ou manuais, isto quando o mato estiver crescido; cuidados com pragas - mesmo sendo cultura bastante resistente, o bambu pode sofrer o ataque de algumas pragas e doenças, como é o caso da broca do bambu.

O manejo do bambuzal deve ser feito através de uma exploração sustentável, que consiste em dividir o bambuzal em lotes e fazer o corte por lote neste caso seria possível de colher sempre plantas no ponto de corte e sem impacto de devastação.



Fonte: Agrosuisse Ltda

Comentários

Missao disse…
Variedade de BAMBÚ

Prezado Cidadão Brasileiro,

A Equipe BR do AGUAPÉ, em breve, passará a realizar Experimentos em Campo com a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, bem como com a Produção & Industrialização do BAMBÚ, visando gerar Matérias Primas para a Química VERDE, certo que poderemos, também, gerar Importantes Conhecimentos para que muitos Produtores Rurais deste BRASIL possam, também, iniciar as mesmas atividades em suas Propriedades Rurais.

Para que os nossos PROPÓSITOS apresentem uma rápida EVOLUÇÃO é importante que os nossos Cidadãos Brasileiros entendam a IMPORTÂNCIA de se estabelecer PARCERIAS ÉTICAS ou Soma de Esforços, certo que UNIDOS poderemos Contribuir Muito Mais para a Preservação do Meio Ambiente & Biodiversidade Brasileira, como, também, na realização do ALMEJADO SONHO de muitos Cidadãos Brasileiros: O Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL.

Para iniciar a Produção de BAMBÚ estamos necessitando de informações sobre as Variedades de BAMBÚ mais indicadas para Fins Energéticos, visando iniciar / induzir a substituição da utilização de Lenhas & Carvão Vegetal.

Desde já agradecemos sua colaboração e aqui fica um CONVITE para se tornar Membro da Equipe Brasileira do AGUAPÉ.

OBSERVAÇÃO: Quem estiver disposto em colaborar pedimos manifestar os seus interesses à Equipe BR do AGUAPÉ pelo e-mail: missao.tanizaki@gmail.com.


NOTA 01: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do AGUAPÉ, te agradeçerão.

NOTA 02: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem – na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

NOTA 03: a Equipe BR do AGUAPÉ já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE - Equipe BR do AGUAPÉ, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo AGUAPÉ.


LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

MISSAO TANIZAKI
Servidor Público Federal
Bacharel em Química
missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
OSCIPE - Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Equipe BR do AGUAPÉ:
1. Adriane Alves / Prof.POA
2. Amadeu Elizeu Ribeiro Neto / MAPA
3. Antônio Ugattis / SP"
4. Ayrton Jun Ussami / MAPA
5. Bernardo Sayão / MAPA
6. Celso Cordeiro Silva / MAPA
7. FENDEL
8. Kleber Souza dos Santos / Orgânicos / MAPA
9. Lázaro Cabral da Costa
10. Marcus Fonseca
11. Miguel Nicolau
12. Missao Tanizaki
13. Motezuma
14. MT JR
15. Murilo Carlos Muniz Veras
16. RENNER
17. Rodrigo Batista de Paula
18. Rogério Lellis
19. Sylmar / CATI

Postagens mais visitadas