Pão pode elevar risco de câncer de rim, diz estudo

Tentação dos pães pode ser mais perigosa do que se imaginaPães

Pessoas que comem muito pão podem ter mais risco de desenvolver câncer de rim, sugere um estudo de pesquisadores italianos.

Segundo os cientistas do Instituto Farmacológico de Milão, massas e arroz também aumentariam moderadamente o risco de câncer, enquanto frango e vegetais reduziriam a tendência.

Eles compararam o estilo de vida, o histórico médico e os hábitos alimentares de 767 adultos portadores de câncer de rim com as condições de vida de outros 767 que não tinham a doença.

Em artigo na revista especializada International Journal of Câncer, eles disseram que o alto nível de glicose – um tipo de açúcar – em alimentos como pão, massa e arroz poderia ser o fator relacionado ao risco de tumores.

Por outro lado, alimentos com menores níveis de glicose, como frango, carne processada e vegetais cozidos ou crus parecem reduzir o risco de câncer no rim.

Outros produtos, incluindo café, chá, ovos, carne vermelha, peixes, queijos, batatas e frutas não pareceram exercer qualquer efeito.

Alarme

A organização britânica Câncer Research UK disse que precisa de "mais evidências" para comprovar a validade do estudo.

O porta-voz da entidade, Ed Yong, disse que a metodologia da pesquisa pedia às pessoas que declarassem o que haviam comido nos últimos dois anos – o que pode ter gerado imprecisões.

"Precisamos de mais evidências de estudos mais amplos antes de dizer se esta relação (entre alimentos com alto teor de glicose e câncer de rim) de fato existe", ele afirmou.

"Por enquanto, a única causa estabelecida e evitável de câncer de rim é se estar acima do peso ou ter obesidade, que responde por um em cada quatro casos, e o fumo, que conta para um em cada cinco casos." (BBC)

Comentários

Postagens mais visitadas