Ferro heme e não heme -a bsorção, eis a questão...

Erroneamente, atribui-se um valor exagerado ao ferro da carne, devido ao fato de a carne conter o famoso ferro heme, que pode ser mais absorvido do que o não heme, presente nos vegetais. O fato é que na carne do animal recém abatido o ferro heme corresponde a apenas 40% do ferro ali contido. Os demais 60% são idênticos ao ferro vegetal. E não pára por aí. O congelamento e o posterior aquecimento da carne transformam mais ferro heme em não heme. Isso ocorre porque uma estrutura que envolve o ferro heme chamada anel de porfirina é destruída, o que deixa o ferro idêntico ao existente em alimentos vegetais.

Seguindo-se a recomendação do guia nutricional oferecido pelo Ministério da Saúde, que sugere o uso de apenas 100 gramas de carne diariamente, se considerarmos carne rica em ferro que contenha 40% de ferro heme (lembre-se que na prática ela terá menos do que isso) estaremos absorvendo com a carne apenas cerca de 10% do ferro de que necessitamos diariamente.

Ao contrário do que muitos pensam, a ingestão de ferro por vegetarianos costuma ser maior do que a de não vegetarianos. Isso pode ser facilmente evidenciado em inúmeros artigos científicos. Neles, verifica-se também que a carne não é o alimento mais rico em ferro. Basta observar a quantidade de ferro contida nos cereais integrais, nos feijões e sementes, que são a base da dieta vegana. A ingestão de vitamina C, maior favorecedora da absorção de ferro vegetal na dieta, costuma ser, na dieta vegetariana, o dobro da dieta onívora. Como resultado, temos um artigo científico de revisão publicado por Hunt, em 2003, que unificou os estudos comparativos sobre a ocorrência de anemia em vegetarianos e não vegetarianos. O estudo demonstrou que não há diferença. Assim, os vegetarianos não estão sujeitos a maior risco de apresentar anemia, se comparados aos não vegetarianos.

Ainda para complementar, o teor de ferro das carnes branca é bastante baixo. Pesquise e verifique no site:

http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/

Sociedade Vegetariana Brasileira

Comentários

Postagens mais visitadas