Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Ferro heme e não heme -a bsorção, eis a questão...

Erroneamente, atribui-se um valor exagerado ao ferro da carne, devido ao fato de a carne conter o famoso ferro heme, que pode ser mais absorvido do que o não heme, presente nos vegetais. O fato é que na carne do animal recém abatido o ferro heme corresponde a apenas 40% do ferro ali contido. Os demais 60% são idênticos ao ferro vegetal. E não pára por aí. O congelamento e o posterior aquecimento da carne transformam mais ferro heme em não heme. Isso ocorre porque uma estrutura que envolve o ferro heme chamada anel de porfirina é destruída, o que deixa o ferro idêntico ao existente em alimentos vegetais.

Seguindo-se a recomendação do guia nutricional oferecido pelo Ministério da Saúde, que sugere o uso de apenas 100 gramas de carne diariamente, se considerarmos carne rica em ferro que contenha 40% de ferro heme (lembre-se que na prática ela terá menos do que isso) estaremos absorvendo com a carne apenas cerca de 10% do ferro de que necessitamos diariamente.

Ao contrário do que muitos pensam, a ingestão de ferro por vegetarianos costuma ser maior do que a de não vegetarianos. Isso pode ser facilmente evidenciado em inúmeros artigos científicos. Neles, verifica-se também que a carne não é o alimento mais rico em ferro. Basta observar a quantidade de ferro contida nos cereais integrais, nos feijões e sementes, que são a base da dieta vegana. A ingestão de vitamina C, maior favorecedora da absorção de ferro vegetal na dieta, costuma ser, na dieta vegetariana, o dobro da dieta onívora. Como resultado, temos um artigo científico de revisão publicado por Hunt, em 2003, que unificou os estudos comparativos sobre a ocorrência de anemia em vegetarianos e não vegetarianos. O estudo demonstrou que não há diferença. Assim, os vegetarianos não estão sujeitos a maior risco de apresentar anemia, se comparados aos não vegetarianos.

Ainda para complementar, o teor de ferro das carnes branca é bastante baixo. Pesquise e verifique no site:

http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/

Sociedade Vegetariana Brasileira

0 comentários: