Aquecimento Global - Caos no Clima


O relatório do IPCC, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, é o resumo de centenas de pesquisas apresentadas por 2,5 mil cientistas. Só o que foi consenso entrou nas 20 páginas do documento.

São páginas cinzentas: o documento confirma dados que o Fantástico antecipou na semana passada e é a prova dos nove para alguns temas apresentados na nossa série Caos no Clima.

Mais dias quentes e menos dias frios. Segundo o IPCC, isso vai acontecer com mais de 99% de certeza, ou seja, vai acontecer e ponto final. As tempestades fortes vão ficar mais comuns: disso, os cientistas têm mais de 90% de certeza. As áreas de seca devem se expandir, com mais de 66% de certeza. Aumento da intensidade dos ciclones: mais de 66% de certeza.

Há outros prognósticos sombrios. O nível do mar deve aumentar entre 20 e 60 centímetros até o fim do século. A conclusão do relatório: nos últimos cem anos a terra esquentou 0,74ºC, mas nos próximos cem anos deve esquentar muito mais -- 3ºC.

Com três graus a mais na temperatura média da Terra, agora confirmados pela ciência, o planeta vai mudar. Nós, humanos, vamos sentir mais calor e acabar nos adaptando. Mas e os animais?

Os cientistas estimam que, no fim do século 21, metade de todas as espécies animais estarão sob risco de extinção. (...)

Comentários

Postagens mais visitadas