Vitamina D e o sol

A vitamina D que conseguimos por nos expormos aos raios Ultra Violeta do sol são críticos e bastante importantes para uma saúde plena.

Há ainda uma relação directa entre a exposição solar e a saúde dos ossos. Sem a vitamina D vinda do sol , os ossos não conseguem obter o cálcio necessário para se fortalecerem. Deficiência de vitamina D pode provocar osteoporose ou piorá-la para quem já a tem.

Tomar sol durante 20 minutos pode ser o melhor método de evitar os resfriados e as gripes, segundo um estudo científico que demonstra que é a vitamina D, e não a C, a que melhor protege contra os vírus que causa essas doenças.

A vitamina D, sintetizada pela ação da luz solar, estimula "a imunidade natural" activando os peptídeos no corpo que atacam as bactérias e os vírus, revela a pesquisa, realizada por cientistas americanos e publicada hoje pelo jornal britânico "The Independent".

Tradicionalmente os médicos aconselham o uso da vitamina C no primeiro sintoma de um resfriado, mas, segundo o estudo, a vitamina equivocada pode estar sendo utilizada.

A vitamina D foi descrita como "a vitamina milagre" pelos cientistas, depois que as pesquisas dos últimos anos descobriram que uma dose diária pode reduzir em 50% o risco de câncer de mama e de cólon.

Os cientistas demonstraram que a vitamina D possui um papel vital para problemas de coração, diabetes e problemas ósseos, entre outras doenças, segundo o jornal.


A vitamina D ou (calciferol) promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar) , essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. É uma vitamina solúvel em gordura obtida através da luz do sol e fontes dietéticas. Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormônio (uma hormona) que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.

A vitamina D também é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam.

* Favorece o crescimento;
* Permite a fixação de cálcio nos ossos e dentes.

A vitamina D é muito importante para manter o nível do cálcio no sangue e para a saúde dos ossos. Tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas. Sem ela uma criança pode ficar raquítica e um adulto pode sofrer enfraquecimento dos ossos. A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose. Alguns estudos afirmam que a vitamina D atua como um hormônio (hormona) depois de ser hidroxilado no organismo. A carência de vitamina D leva à avitaminose designada por raquitismo.
Doenças por deficiência da vitamina D:

Coração - interfere nos níveis de insulina

Pulmões - sem vit. D não há reparação eficiente das células

Cancer (pulmões, cólon, ovários, próstata) - acredita-se que a vit. D é importante na regulação da produção das células evitando assim a super-produção de células cancerígenas
Diabetes

No diabetes tipo 1 o sistema imunitário destroi as suas próprias células. A vitamina D parece actuar como supressorimunológico. Pesquisadores acreditam que pode prevenir uma resposta agressiva do sistema imunitário.

Tensão Sanguínea Alta (Pressão Arterial Alta)

A vitamina D é usada pelas glândulas paratireóides. Estas secretam um hormônio ( uma hormona) que regulam os níveis de cálcio do organismo. O cálcio em retorno ajuda a controlar a pessão sanguinea, se bem que o mecanismo não seja ainda completamente entendido.


Esquizofrenia
A chance de se ter Esquizofrenia podem estar ligadas com a quantidade de dias de sol nos meses que antecedem o nascimento. A falta de sol pode provocar deficiência de vitamina D, a qual, segundo alguns cientistas acreditam, pode alterar o crescimento do cérebro da criança no utero.

Esclerose Multipla (EM)

A falta da vitamina D limita a produção de 1.25-dihydroxyvitamin D3, a forma hormonal de vitamina D que regula o sistema imunitário, criando um risco de EM.

Raquitismo e osteoporose

A vitamina D é muito importante para manter o nível do cálcio no sangue e para a saúde dos ossos

Fontes: Agência EFE
Wikipedia
The Independente

Para discussão

Comentários

Postagens mais visitadas