Obesidade ameaça sistemas de saúde pública mundiais


Conferência sobre "Novas Patologias"


A Obesidade é uma "epidemia global" que pode destruir os sistemas de Saúde Pública, defendeu um especialista espanhol no âmbito das Conferências sobre "Novas Patologias", que decorreram recentemente em Lisboa.
Professor de Medicina da Faculdade de Santiago de Compostela (Espanha), Felipe Casanueva afirmou durante a conferência "Obesidade:O Grande Desafio" que esta condição "afecta cerca de mil milhões de pessoas em todo o mundo e representa um dos mais graves problemas de Saúde Pública".

A Obesidade "tem finalmente de ser percebida como um problema gravíssimo, que num futuro próximo pode vir a destruir o sistema de Saúde Pública", sublinhou. Segundo o especialista, o aumento drástico da Obesidade na população mundial, especialmente em jovens e crianças, "deve-se as mudanças sócio-económicas" registadas nas últimas décadas.

Segundo o investigador, "o fenómeno - generalizado na Europa e no mundo - tende a agravar-se", sendo que em Espanha mais de metade da população (cerca de 53% das pessoas) "sofre de excesso de peso".

Para este especialista, "a única forma" de controlar a futura epidemia da Obesidade "passa por compreender os mecanismos básicos que regulam a ingestão de alimentos" no organismo, nomeadamente através do desenvolvimento de substâncias que controlem a hormona que estimula o apetite.

Fonte: Diário de Notícias
MNI-Médicos Na Internet

Comentários

Postagens mais visitadas