Iogurtes probióticos e seus benefícios na prevenção de doenças

Especialistas reconhecem efeitos positivos




A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) reconhece os benefícios dos iogurtes probióticos na prevenção de doenças do foro gastrointestinal, sendo a primeira vez que recomenda um "produto de supermercado".


"Os iogurtes probióticos têm reconhecidas propriedades, pois possuem microrganismos vivos atenuados que melhoram o funcionamento intestinal, funcionando ao nível da prevenção primária", explicou Venâncio Mendes, presidente da SPED.


Segundo o clínico, "estes produtos são regularmente utilizados como terapêutica auxiliar nos casos de Gastroenterite Aguda, de Doenças Inflamatórias e Infecciosas do intestino, e ainda face à Síndroma do Intestino Irritável e à acção da Helicobacter Pylori".


Além dos iogurtes, o médico recomenda, como medidas preventivas do Cancro Cólon-rectal, "a substituição das carnes vermelhas pelas brancas e a substituição das gorduras animais pelas vegetais, além de uma alimentação rica em legumes, frutas e cereais".


A eficácia dos iogurtes probióticos foi também reconhecida pela nutricionista Isabel do Carmo, que explicou existir "uma base científica que valida estes iogurtes, que na sua composição têm as mesmas bactérias dos outros e mais algumas, igualmente boas".


"As bactérias dos iogurtes probióticos combatem algumas bactérias nocivas existentes no nosso organismo, promovendo o equilíbrio da flora intestinal, além de ajudarem ao funcionamento adequado deste órgão", explicou ainda a autora do livro "Alimentação Saudável Alimentação Segura".


Fonte: Lusa
MNI- Médicos Na Internet


NOTA: Na nossa opinião melhor que os iogurtes de supermercado são os feitos em casa e melhor ainda é o kefir. Para os vegans podem obter probióticos a partir da chucrute (couve fermentada)

Comentários

Postagens mais visitadas