Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

domingo, 8 de abril de 2007

Fumo do cigarro envelhece zonas da pele não expostas ao sol


Estudo publicado na revista " Archives of Dermatology"


Cientistas norte-americanos descobriam que o fumo do cigarro não só acelera o envelhecimento da pele em zonas que recebem a luz solar como também nas que estão ocultas. As conclusões constam de um estudo publicado na revista " Archives of Dermatology ".

A investigação da University of Michigan, EUA, determinou que o fumo do cigarro foi um factor potenciador de lesões cutâneas em zonas como a parte superior interna ou a inferior das nádegas.

Os investigadores chegaram a esta conclusão depois de desenvolveram uma escala de nove pontos para medir o grau de envelhecimento da área interna da pele dos braços de 77 participantes. Os cientistas avaliaram as fotografias e atribuíram graus em que o zero representava nenhuma ruga e oito rugas finas e graves. Também reviram fotografias dos participantes um ano depois e atribuíram graus para determinar o nível de aumento das lesões.

Nas entrevistas, os cientistas reuniram informações sobre os participantes que incluíram a sua idade, grupo étnico, história de consumos de cigarros, uso de anti-inflamatórias não esteróides, uso de suplemento de dietas e de ervas, exposição à luz solar e, no caso das mulheres, o número de filhos, tratamentos hormonais e anticoncepcionais.

As pessoas que participaram no estudo eram fumadoras ou tinham-no sido durante uma média de 24 anos. Em geral, entre os participantes maiores de 45 anos, o grau de envelhecimento da pele foi consideravelmente mais alto entre fumadores do que entre não fumadores.

Fontes: Lusa e Imprensa Internacional
MNI-Médicos Na Internet
4 de Abril de 2007

0 comentários: