Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

domingo, 15 de abril de 2007

A FRUTA CAMPEÃ DE VITAMINA C

Abacaxi, goiaba, manga, uva, maracujá, acerola. O Brasil produz mais frutas do que o brasileiro consegue consumir. Mas isso está mudando. Nas grandes cidades, as frutas estão deixando de ser apenas sobremesa. Aos poucos, estão sendo consideradas um alimento que faz muito bem à saúde. E como faz.
Na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, a professora Maria Spínola pesquisa as propriedades nutracêuticas, quer dizer, o poder nutritivo e medicinal das frutas mais consumidas no Nordeste.

O estudo derrubou alguns mitos. Por exemplo: quanto tempo dura um suco de laranja sem perder suas propriedades?

"A gente verificou que entre três e quatro horas depois ele pode perder no máximo 6%. E de um dia pro outro, em torno de 30%”, responde Maria Spínola.

Outra constatação: as frutas reforçam a defesa do nosso organismo, ajudam a evitar doenças graves.

"Todos os frutos avermelhados, cor de laranja e amarelos possuem carotenóides, principalmente betacaroteno e licopeno. Eles podem reforçar a nossa defesa imunológica, evitando que a pessoa chegue a ter ou desenvolver um câncer ou outra doença degenerativa", revela a professora.

A grande novidade da pesquisa surgiu no exame das polpas. A concentração de vitaminas encontrada foi a mesma ou até maior do que a da fruta natural.

"Nós encontramos polpas no mercado com teor de vitamina C acima da acerola, que foi a variedade que nós analisamos”, diz Maria Spínola.

A pesquisa vai examinar todas as propriedades medicinais das polpas. Mais uma revelação: a laranja é sinônimo de vitamina C? Nem tanto.

"A acerola tem 40 vezes mais vitamina C do que a laranja. Para um suco de laranja, você necessitaria de um copo de 200ml. E de acerola somente uma pequena quantidade. Nós precisamos de 60 miligramas de vitamina C por dia, sendo que as pessoas que têm estresse, estão submetidas a um estresse muito elevado ou que fumam, essa quantidade pode aumentar", comenta a professora.

Na classificação da vitamina C, depois da acerola vem o caju, a manga, a goiaba. A laranja está em quinto lugar, conforme os números abaixo:

Concentração de vitamina C

Acerola - 1.500 mg
Caju - 200 mg
Manga - 84 mg
Goiaba - 67 mg
Laranja - 40 mg

Que a acerola tem mais vitamina C que a laranja, isso já se sabia. Mas a manga e a goiaba na frente da laranja foi uma surpresa. E um suco de caju, com 200 miligramas de vitamina C num único copo.

O caju é curioso. A fruta mesmo é a castanha, que vira tira-gosto, torrada e salgada. A parte que se come e de onde se faz o suco é uma haste mais cheinha, que tem muito mais do que vitamina.
Os pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, que já estudaram a castanha, se dedicam agora à polpa e ao suco do caju.

A nutricionista pernambucana Elma Warta, da Universidade de São Paulo (USP), quer estimular o consumo na população mais pobre. O estudo está mostrando que a polpa do caju é rica em compostos fenólicos, que são antioxidantes, fazem bem à saúde de quem come a fruta.

“A pessoas estaria se prevenindo de doenças como o câncer, doenças do coração, cardiovasculares, e até mesmo em alguns processos antiinflamatórios. Sem gastar nada”, explica Elma.

O professor Jorge Mancini Filho, farmacêutico-bioquimíco da USP, explica como nosso organismo sofre com a oxidação das células, que provoca envelhecimento e doenças:

“Se você tiver uma situação de estresse no organismo, um ambiente de elevado grau de poluição ou alguns quadros como viroses, e puder prevenir isso, você vai favorecer o organismo ao ter uma condição de vida melhor”.

É por isso que o estudo das frutas cresce em todo o mundo. Na USP, até a romã, pouco consumida, está sendo alvo de uma pesquisa.

A curiosidade da farmacêutica Fernanda Jardini vem da infância. Será que a romã só serve de enfeite ou para fazer simpatia com as sementes?

“Pesquisando a romã a gente descobriu que ela é muito rica em compostos antioxidantes. Ela é rica em ácidos fenólicos e também em flavonóides, que dão uma cor avermelhada ao suco. O consumo de romã pode trazer muitos benefícios. Isso é comprovado cientificamente”, diz Fernanda Jardini.


Data Edição: 29/03/04
Fonte: Globo Reporter

0 comentários: